Como são perguntas fechadas?

Perguntado por: esales . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Uma pergunta fechada é formada por opções de resposta já preenchidas para o respondente escolher. Já uma pergunta aberta pede que o respondente dê feedback com as próprias palavras.

O questionário do tipo fechado tem na sua construção questões de resposta fechada, permitindo obter respostas que possibilitam a comparação com outros instrumentos de recolha de dados. Este tipo de questionário facilita o tratamento e análise da informação, exigindo menos tempo.

A questão discursiva, como o próprio nome diz, exige que o candidato discurse sobre o que for perguntado. É o que chamamos de pergunta aberta. Neste caso, o estudante precisa ficar atento para responder a questão de forma clara, concisa e objetiva, para não se perder em meio a devaneios de respostas.

Perguntas abertas instigam os respondentes a fornecer respostas usando suas próprias palavras. Elas são criadas a fim de obter mais informações que o possível com o uso de perguntas de múltipla escolha ou em outro formato de pergunta fechada.

As perguntas fechadas também têm uma linguagem específica. Se deseja evitar perguntas fechadas, não comece perguntas com: você é/não é, você foi/não foi, você vai/não vai.

Por exemplo, em vez de perguntar “Posso ajudá-lo?” (pergunta fechada que provavelmente levará à resposta “Não”), você pode utilizar-se de uma pergunta aberta: “Vejo que você está escolhendo uma solução para a sua empresa. Que características deve ter a solução que você procura?”.

Perguntas fechadas são aquelas que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!

O que são perguntas abertas
Nesse tipo de questão, o entrevistado tem liberdade para explicar, descrever e opinar sobre seu questionamento, de forma mais ampla e pessoal do que com respostas pré-definidas pelo questionário.

A pergunta de resposta aberta é muito utilizada quando o objetivo é que o respondente utilize suas próprias palavras para responder um questionamento. É uma pergunta de cunho espontâneo que proporciona insights diferenciados em relação a outros tipos de perguntas que já oferecem alternativas pré-definidas.

Seja objetivo e use uma linguagem direta. O entrevistado precisa entender exatamente o que você perguntou. Qualquer ruído que possa haver entre a leitura da pergunta e a ação de resposta prejudica o entendimento e impacta no que é relatado.

Se você deseja saber como criar perguntas abertas, uma boa opção é criar uma pergunta aberta, depois de uma fechada. Este truque faz maravilhas. Nem sempre é possível transformar perguntas fechadas em perguntas abertas, mas é definitivamente possível que você faça o acompanhamento obtendo uma resposta em aberto.

As perguntas objetivas são aquelas perguntas feitas com o intuito de se descobrir algo sobre o objeto da frase. Pode-se dizer que a maioria das perguntas feitas pode ser classificada como perguntas objetivas. Por exemplo: Where are you going? (Onde você está indo?).

É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. ... As questões objetivas mais comuns são as de múltipla escolha, quando apenas uma resposta é certa, e de certo ou errado ou verdadeiro ou falso.

6- Perguntas de resposta aberta
As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas. Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar.

As perguntas poderosas podem ser:

  • Abertas;
  • Reflexivas;
  • Isentas;
  • Conduzem a metas, ao futuro, à ação;
  • Começam com “o que”, “como”, “qual”, “onde”, “quem”, “com”.
  • Evitar perguntas que começam com “por que”.

A entrevista aberta é utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão.

É a combinação de perguntas fechadas e abertas que podem ser utilizadas quando se deseja obter uma justificativa, contribuição ou parecer do sujeito/informante, além da resposta fechada padrão. Vantagem: facilita a tabulação dos dados; permite uma manifestação ou complemento por parte do informante.