Como são os poemas no concretismo?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 7 votos

O poetas concretistas opunham-se à manifestação da subjetividade no poema, propondo, portanto, o fim do eu lírico. Além disso, um outro objetivo principal dos concretistas era eliminar o verso tradicional, dispondo as palavras de forma não linear com base na exploração do espaço gráfico da página.

Imagem e palavra: Cinco poesias do Concretismo

  • Augusto de Campos: dias dias dias, 1953.
  • Décio Pignatari: beba coca-cola, 1957.
  • Augusto de Campos: tudo está dito, 1974.
  • Haroldo de Campos: cristal, 1958.

Os poemas concretos são textos curtos com frases curtas ou apenas formados por palavras aparentemente soltas e sem nexo. Porém, quando há a compreensão do contexto em que ele foi produzido, o sentido passa a ser percebido e o leitor interage criando novos sentidos.

Um poema é um texto composto de versos, e que podem conter rimas ou não. O poema concreto apresenta: linguagem verbal e não-verbal, poesia visual, efeitos gráficos, sonoros, aspectos geométricos e supressão do verso e estrofe.

Características da poesia concreta
Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.

Os tipos de poesia são: elegia, écloga, ode, epitalâmio, sátira e madrigal. Já o poema é uma estrutura textual que apresenta versos, estrofes e, na maioria das vezes, rimas.

GM – Há uma confusão entre as duas, porque ambas têm um apelo à imagem muito forte. Mas a poesia visual nem sempre se utiliza da palavra, ela passa sua mensagem pela imagem, tendo ela caracteres tipográficos ou não. Na poesia concreta a palavra está sempre presente, fragmentada, fundida, reinventada, mas está lá.

O Concretismo é um movimento de vanguarda na música erudita e nas artes plásticas que surge na Europa nos anos 50. Na literatura, a primeira manifestação oficial se dá no Brasil. O movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória.

Poesia Concreta
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.

A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. Surgiu com o movimento de vanguarda concretista no século XX, um movimento artístico e cultural que aconteceu na Europa.

Orientações:

  1. Apresente a imagem do poema “Um movimento”, de Décio Pignatari, para os alunos.
  2. Leia o poema para os alunos.
  3. Enfatize a sonoridade do poema, marcado pela repetição da letra M.
  4. Pergunte para as crianças:

O Concretismo é um movimento artístico surgido no século XX. Essa corrente literária é caraterizada pela racionalidade e pelo trabalho experimental com o espaço. Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço.

Quais são os passos para transformar um poema tradicional e concreto? (Ler o poema tradicional; identificar o tema da obra; pensar na ilustração que será empregada; elaborar a obra escrita em conjunto com a imagem);

Escreva um esboço do poema concreto.

  1. Caso opte por preencher a forma com palavras, é importante que aquelas que estão nas pontas se alinhem com o contorno. ...
  2. Se você escrever as palavras ao redor do contorno da forma, é importante que o poema se alongue por toda sua extensão.

No Brasil, os principais autores de poesias concretistas foram Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari.