Como são os filhos de Ogum sete ondas?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

Como os filhos de Ogum têm como ponto fraco a cabeça, a ansiedade, tensão e nervosismo costumam lhe atacar. É preciso fazer atividades que relaxem e libertem o estresse. O fígado e o estômago também costumam apresentar problemas, gastrites e enxaquecas são problemas comuns.

Mas você deve estar se perguntando “Por que pular exatamente 7 ondas?” Sete é um número considerado bastante espiritual, além de representar Exu, filho de Iemanjá. Portanto, quando pula as 7 ondas no mar, você invoca os poderes de Iemanjá para abrir caminhos para o próximo ano.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Ogun (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protetor do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com ...

Mais informações sobre Ogum
Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia.

O Caboclo Ogum das Matas, também conhecido por Senhor das Matas, é uma grandiosa entidade da Umbanda. É um Caboclo que vem originalmente na linha do Orixá Oxóssi, o grande caçador.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

A BENÇÃO MEU PAI QUEM É FILHO DE OGUM RODA, BALANÇA E NÃO CAI” Nas palavras de Publius Flavius Vegetius – “si vis pacem, para bellum”, em tradução livre: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Ogum Matinata. Ogum Beira-Mar. Ogum de Lei Ogum Yara. Ogum Malê ou Malei.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Segundo a tradição, quem pula sete ondas do mar, protegido por Iemanjá, receberá de volta purificação e forças para vencer os obstáculos que enfrentará no ano que vai nascer. Um orixá feminino, Iemanjá é mãe de Exú, o mensageiro, representado pelo número 7. O sete ainda tem outros significados na umbanda.

A tradição de pular sete ondas no mar após a virada de ano também vem do culto à Rainha do Mar.

A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos. Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado. Seu temperamento, difícil e rebelde, o torna, desde a infância, quase um desajustado.

MARIA IOLANDA LEMOS GONÇALVES – MÃE PRETA D'OGUM.

Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. Sendo geralmente representado sob a figura de um guerreiro, Ogum estabelece um arquétipo de luta e conquista aos que se dedicam à sua adoração.