Como são os filhos de Exu da Meia-noite?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

A Pomba Gira Dama da Noite fala com voz doce e meia e são extremamente ágeis na hora de realizar trabalhos.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Em muitos terreiros, Exu é homenageado à meia-noite com o chamado despacho de porta, onde farofa e cachaça são jogadas na rua para que Exu fique satisfeito e proteja o ambiente. A seguir vem a oferenda para Ogun, senhor de todos os caminhos e estradas, que consiste em inhame assado com mel de abelhas.

Sendo assim, a expressão “meia noite”, sem o uso de hífen, remete justamente à metade da noite. Em contrapartida, aplicando a simples regra da justaposição de termos, a expressão “meia-noite”, que se relaciona à forma inglesa Midnight, remete à exata hora. À zero hora, à meia-noite.

Não gosta de displicência e de injustiça. Exu é o orixá que entende como ninguém o princípio da reciprocidade.

Exu é o Senhor dos caminhos e mensageiro dos Orixás. Rege a libido e a sensualidade. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas ou estampadas e ofereça-lhe uma farofa de dendê com bife acebolado. Seus números para sorte: 1, 7 e 11.

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Nascido no dia 2 de fevereiro, data dedicada a Iemanjá, divindade das águas para o candomblé, o calunga é considerado filho da Orixá. Além disso, o ritual de sair toda meia noite que também é um horário místico na cultura brasileira, é a hora do medo, é a hora do lobisomem… tudo isso gera esse esoterismo.

As fragrâncias são, na verdade, o elemento mais crucial para que essas energias se manifestem. Algumas gostam de aromas mais doces e ambarados, outras preferem especiarias e mel, mas a nota que une todos elas é a rosa. Um perfume dedicado a essas energias deve ter rosa, de preferência vermelha e bem presente.

Pierre, conhecido por Lorde da Morte, este Exu teve em sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como lorde. Inclusive Pierre... Após isso chegou ao plano espiritual com o título Lorde da Morte e posteriormente Exu da Morte na mesma linha seguem os Exus de cemitérios e Exu Caveira.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Portanto, a expressão "bom dia" deve ser utilizada do nascer ao pôr-do-sol, enquanto "boa noite" do pôr-do-sol ao nascer do sol. Pode-se utilizar também "boa tarde" do meio-dia até o pôr-do-sol. Depois da meia-noite continua sendo "boa noite" já que não existe "boa madrugada".

Hierarquia. Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Segundo, EXU é uma entidade astralizada que trabalha para o bem, proteção e dentro da linha justa, portanto, a vela pode ser firmada em qq lugar, desde que com boas vibrações e pensamentos elevados!!!

Caso precise colocar oferendas em locais isolados, evite ir sozinho(a) ou à noite e sempre respeite a natureza!

A Pomba Gira Dama da Noite leva esse nome por dois motivos. Primeiro porque seu verdadeiro nome não pode ser dito, é um segredo. O segundo motivo é porque toda vez que ele chega, se espalha um perfume característico de uma flor com esse mesmo nome.