Como são os filhos de Exu Caveira?

Perguntado por: egois . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.

Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Não há necessidade de um “exu” consumir 10 charutos. Assim como não há necessidade de uma “pombo gira” fumar 3 maços de cigarros e tomar 3 garrafas de cachaça.

Maria Caveira é uma Pomba Gira que faz parte da falange dos Caveiras, logo trabalha no cemitério na linha de Obaluaê/Omulu.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção há uma caveira de pedra branca esculpida.

Omolu

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Um dos poucos Exus que podem ser incorporados é o Exu da Porteira (ou Sete Portas) porém sua principal função, ao lado dos Oguns é fazer uma triagem dos espíritos que entram nos espaços de culto. Outros exus comuns, porém ainda perigosos, são Exu Ventania e o Exu Morcego.

"Salve Seu Exú Caveira, Senhor das encruzilhadas e nosso amigo protetor nas noites escuras desta vida. Laroyê, Seu Exú Caveira! ...

dia 14 de novembro

Pelo exposto, propõe-se o dia 14 de novembro como o Dia do Exu João da Cruz, da linha de Exu Caveira.

A falange de Exu Caveira tem dezenas de entidades, mas cinco delas são muito faladas, o próprio Exu Caveira, João Caveira, Tata Caveira, Rosa Caveira e o Caveirinha. Os cinco são citados como se fossem irmãos, a força e o caráter deles e muito parecido e sempre estão juntos, relacionados e todos moram no cemitério.

Por exemplo, um Exu Caveira pode gostar de receber um padê de farinha de milho, com azeite de dendê e um bife de porco refogado no Azeite de Dendê.

A falange dos Caveiras é regida por Exu Caveira.

"O Significado espiritual da Caveira é bondade, virtude, respeito, reciprocidade e igualdade, mas sem subordinação, fraqueza ou aceitação de tudo. A Caveira mostra quem somos e como queremos ser vistos e tratados, nossa força interior e nossos valores petante a vida que temos".

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus.

Sendo assim, ele pode se apresentar em sonhos para indicar que está com você ou que você está correndo perigo. Se for o caso de proteção, provavelmente o Exu que vai aparecer é aquele que está na sua coroa.

Exu Caveira é uma divindade central na religião Yoruba da Nigéria e é reverenciado como o protetor das almas e o guia dos espíritos em seu caminho para a vida após a morte. Ele é creditado com muitos poderes e habilidades, como sabedoria e capacidade de ajudar as pessoas a encontrar seu caminho em tempos de incerteza.