Como são os dentes corretos?

Perguntado por: rvasconcelos . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 13 votos

Então para o sorriso perfeito a gengiva deve ser saudável, exibindo uma cor rosa pálido. Seu contorno, simetria e textura são fundamentais para o desenho do sorriso. Para garantir isso é fundamental manter uma boa higiene diária e profilaxia odontológica profissional (limpeza) com a frequência adequada.

Segundo Vinícius, não existe uma cor natural correta para os dentes, o que existe é uma grande variação da cor natural dos dentes para cada indivíduo. Ou seja, os dentes naturais podem variar de mais claros a mais escuros passando por tons amarelados, marrons e até mesmo acinzentados.

Eles são planos com uma borda fina. Eles também são chamados de dentes anteriores. Crianças e adultos têm oito incisivos – quatro incisivos centrais na frente da boca, dois em cada fila, com um incisivo lateral posicionado em cada lado deles.

Dor de dente, gengiva sangrando ou a formação de aftas são sintomas comuns na sua boca? Embora não pareçam ser nada de mais, esses problemas precisam de uma atenção especial de um dentista.

Lembrando que qualquer acontecimento fora do normal é necessário procurar um especialista para realizar o diagnóstico correto e indicação do tratamento.

  • Sangramentos. ...
  • Mau hálito. ...
  • Feridas na região e cavidade bucal. ...
  • Problemas na língua.

Como identificar se tenho uma mordida correta
De maneira geral, uma mordida correta é aquela com fechamento ideal, quando a arcada superior se encaixa um pouco à frente da inferior. Porém, essa condição não é tão comum assim, pois alguns hábitos simples podem ser suficientes para desalinhar o sorriso.

Além disso, em uma arcada dentária perfeita, ao fechar a boca, os 32 dentes (em adultos) da arcada superior e inferior se encaixam, com os de cima ficando um pouco à frente.

De acordo com o profissional, enquanto descansa ou relaxa, a posição da língua é ficar com a ponta na parte anterior do palato, ou seja, o céu da boca. “Normalmente, quando estamos com os lábios fechados, respirando pelo nariz, a língua fica na posição correta de descanso”, explica ele.

Pelo fato de acontecer gradualmente, o amarelamento pode não ser percebido. Felizmente, dentes amarelados não são um sinal de doenças sérias. E apesar de ser frustrante e mexer com a autoconfiança e fazer com que você perca sua melhor arma – seu sorriso branco e brilhante –, você pode reconquistá-lo.

4 dicas de como clarear dentes amarelados: por onde começar…

  1. Clareamento com pastas de dente. Usar uma pasta de dente para clareamento ou branqueamento de qualidade reconhecida é um primeiro passo para tirar manchas dos dentes. ...
  2. Fitas de clareamento dental. ...
  3. Clareamento a laser. ...
  4. Clareamento com moldeira.

Nesse tipo de problema, poderemos encontrar, realmente, os dentes superiores para frente ou a base óssea maxilar para frente, que é causada por um excesso de crescimento da maxila ou a base óssea mandibular para trás, que é causada pela falta de crescimento do “queixo”, conhecida como um retrognatismo mandibular.

As causas da biprotrusão são as mais variadas e podem envolver questões genéticas ou maus hábitos no dia a dia. No caso da genética, existem pessoas que já tem predisposição a ter os dentes inclinados para frente. Isso é comum, principalmente, em indivíduos com dentes mais largos, que resultam em uma arcada mais longa.

Cárie. A cárie é a doença bucal mais comum no Brasil e no mundo. Sua etiologia é multifatorial, ou seja, diversos fatores estão envolvidos no desenvolvimento da cárie, e o principal deles é a presença do biofilme bacteriano.

Tártaro: O tártaro, ou cálculo dental, é uma doença que acomete jovens e adultos, sendo causada por uma má escovação e pelo acúmulo de bactérias e restos de comida nos dentes, que se calcificam; Gengivite: A gengivite é também um problema bucal muito comum, e acontece como um estágio avançado do cálculo.