Como são gravadas as cenas com a onça em Pantanal?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

Gravação. No cenário em que foi filmada a reação e a interação dos atores, a onça era um boneco. O objeto de cena, inclusive, foi todo produzido pela equipe de arte da Globo, que trabalhou com a equipe de efeitos especiais na composição final. Foi apenas filmado o sangue espirrando em Tenório, como efeito do tiro.

As últimas cenas da novela Pantanal foram gravadas nesta sexta-feira (30), nos Estúdios Globo. E o clima era duplo: de festa e tristeza. Atores se abraçavam enquanto outros retocavam a maquiagem borrada por causa das lágrimas. Restavam apenas cinco cenas do último capítulo para encerrar.

Para quem se lembra, na primeira fase da novela, a onça Marruá era "interpretada" por Matí, um animal de três anos que roubou a cena. Desta vez, ela foi substituída por Gaia, por questões de logística e proximidade.

Porém, quando Solano faz plano para atacar Juma, ela é mais rápida e, ao virar onça, mata o pistoleiro - acabando de vez com parte do terror dos personagens.

Marruá: a gíria caracteriza um animal agressivo, muito bravo, e é conhecida entre os peões do Pantanal. Outros significados para a expressão é uma pessoa inexperiente, caloura. É também o sobrenome de Maria (Juliana Paes) e Juma Marruá (Alanis Guillen), as mulheres que viram “onça” na trama.

Você também assiste a novela Pantanal e se pergunta de onde tiraram a tapera da Juma (Alanis Guillen)? Boa parte das cenas foram filmadas em uma casa de alvenaria abandonada em uma das fazenda de Almir Sater, intérprete do chaneleiro Eugênio.

Além das seis fazendas que serviram de cenário para a novela Pantanal na região de Aquidauana, o folhetim também foi gravado no Rio de Janeiro.

A fazenda da vida real conta com cerca de 7 mil hectares e está localizada às margens do Rio Negro, como o nome sugere, no município de Aquidauana, que fica a 140 km da capital, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Foi fundada em 1895 por Ciríaco da Costa Rondon, que trabalhava com pecuária.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos.

Saiba Mais. A cena inédita não foi exibida na novela, que chegou ao fim na última sexta-feira (7/10). A emissora optou por cortar a cena em que Filó encontra o esposo sem vida e mostrou somente a hora em que o fazendeiro passa mal. José Leôncio morreu após ver a foto do seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado).

Gravações no Rio de Janeiro na novela Pantanal
O folhetim conta com um núcleo de trama no Rio de Janeiro, que conta com personagens como Madeleine, Irma, Gustavo, Mariana, entre outros. Essas cenas são gravadas nos estúdios da Globo, que fica na cidade maravilhosa.

Para evitar que Juma fugisse da fazenda, José Leôncio (Marcos Palmeira) a trancou em um quarto e disse que ela só sairia dali com o marido. Enjaulada, Juma se transformou em onça, mas o público só conseguiu ouvir seu rugido.

Após ter sua identidade descoberta, o assassino, que mata Roberto (Cauê Campos), filho de Tenório, se esconde na tapera de Juma (Alanis Guillen). Ao ser ameaçada por ele, a mulher de Jove (Jesuita Barbosa) vira onça e mata o pistoleiro.

Juma (Alanis Guillen) vai virar onça pela última vez antes de ter bebê em "Pantanal". Segundo a prévia do capítulo, que deve ir ao nas próximas semanas, a transformação ocorre quando a amada de Jove (Jesuíta Barbosa) vai à tapera e dá de cara com o matador Solano (Rafa Sieg).

O QUE ACONTECE COM A JUMA EM PANTANAL? Solano se abrigou na tapera de Juma (Alanis Guillen), onde foi assombrado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que o fez perder seu revólver na mata.

Juma pode ter até virado onça algumas vezes em Pantanal, mas nunca como na cena exibida nesta quinta-feira (22/9). A personagem de Alanis Guillen incorporou o animal e matou Solano, matador profissional que queria assassinar a família Leôncio. A cena chamou atenção dos telespectadores e ganhou elogios na internet.

Menina seguirá o mesmo destino da mãe
Na novela Pantanal, a filha de Juma (Alanis Guillen) vai honrar o legado das Marruá. Já no desfecho da novela da Globo, após uma passagem de tempo, a criança vai confessar que, assim como a mãe e a avó, Maria Marruá (Juliana Paes), também vira onça quando fica com "reiva".

Boca de Sapo: Boca de Sapo é o nome popular de uma cobra da região, que tem uma boca que lembra o anfíbio. A cobra é venenosa e apesar de ser confundida com a sucuri, é uma jararaca pintada. Foi essa cobra que picou Jove (Jesuíta Barbosa), que foi salvo pelo Velho do Rio (Osmar Prado).

O termo significa portanto, “boi bravo” ou “touro bravo”. Os ariscos, que amedrontam os funcionários de fazendas da região.