Como são formados os grupos sociais?

Perguntado por: osampaio . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os grupos sociais são formados a partir de relações estáveis entre indivíduos que possuem interesses e objetivos em comum. Ouça o texto abaixo em aúdio! Ao longo de nossas vidas, fazemos parte dos mais diferentes grupos de pessoas, seja por escolha própria, seja por circunstâncias que independem de nossa vontade.

Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).

A Sociologia define grupo social como sendo toda reunião mais ou menos estável de duas ou mais pessoas associadas pela interação. Devido à interação social, os grupos têm de manter alguma forma de organização ao realizar ações conjuntas de interesse comum.

A família é um dos grupos sociais mais importantes. Nela aprendemos nossa língua, nossos costumes, nossa religião, obtemos comida, roupa, água, cuidados de higiene e saúde.

As três formas que os agregados sociais podem tomar são a multidão, a massa e o público. Estas três possuem características distintas, mas podem ser comuns nos meios pelos quais se formam.

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

Grupo é um conjunto de indivíduos que reunidos formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc.

Adquirido: esse tipo de status é recebido de forma alheia a nosso desejo, por exemplo, os herdeiros de uma família nobre que adquire o status social, por pertencer a tal grupo distinto. Atribuído: nesse caso, o status é atribuído ao indivíduo de acordo com suas escolhas e esforços na vida, por exemplo, um empresário.

Para estarmos perante um grupo social é necessário que ele possa ser identificado como tal pelos seus membros e pelos não membros. Os grupos sociais são estratificados, pois os seus membros ocupam posições relativas entre si. Para além disso, desempenham papéis e contactam entre si.

O grupo primário, pequeno e íntimo, é um grupo restrito, em que cada membro pode estabelecer contactos diretos com os outros membros, através de relações fortes e solidárias, o que justifica a sua importância na vida dos indivíduos. O exemplo mais típico deste grupo é a família.

Um grupo primário geralmente é o grupo que nos propiciará os primeiros contatos, tal como o grupo social “família”. Mas não é apenas essa a característica de um grupo social primário. Tal grupo caracteriza-se também por relações estreitas, afetivas, educadoras e duradouras.

Na Sociologia, considera-se que os grupos sociais existem quando em determinado conjunto de pessoas há relações estáveis, em razão de objetivos e interesses comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo.

Abaixo listamos alguns dos movimentos sociais mais conhecidos ao redor do mundo:

  1. Movimento Feminista. ...
  2. Movimento Negro. ...
  3. Movimento Estudantil. ...
  4. Movimento Operário (ou trabalhista) ...
  5. Movimento Ambientalista. ...
  6. Movimento LGBTQIA+

Conceito de Categorias Sociais
Por exemplo, uma determinada categoria religiosa pode incluir membros espalhados por todo o mundo e sem contactos directos entre si. Neste caso, estes indivíduos foram agregados num mesmo conjunto porque partilham uma característica (ou indicador) em comum: a religião.

A família é um grupo social ativo, base primaria da sociedade desde a antiguidade montada de pais, filhos, avos, tios, primos, etc.. Sendo que neste grupo cada elemento tem uma determinada função, quando uma família é bem estruturada esta é bem distinta.