Como são eliminados os gases gerados pelo motor?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Os gases gerados pelo motor são eliminados por meio de um sistema exclusivamente projetado para isto e saem pelo escapamento - ou o "cano de descarga" do veículo.

Essa emissão é composta de gases como: monóxido de carbono (CO), óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC), óxidos de enxofre (SOx), material particulado (MP), etc. O monóxido de carbono (CO) é um gás resultante da queima incompleta do combustível e, inalado, reduz a capacidade do sangue de transportar oxigênio.

Monóxido de carbono (CO) Dióxido de carbono (CO2) Ozônio (O3) Óxido de nitrogênio (NOx)

Você sabia que é possível extrair metais preciosos contidos nos catalisadores? Isso mesmo… Paládio, platina e ródio são alguns dos metais preciosos capazes de serem encontrados nos catalisadores. Alguns desses metais preciosos obtém valoração mais valiosa do que o próprio ouro.

Este termo vem da mecânica, em que a válvula de escape é um mecanismo que abre automaticamente para saída do fluido, quando a pressão interna é muito grande e ultrapassa o nível de segurança.

A válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) atua no controle de emissão de gases poluentes provenientes da queima do combustível — principalmente o diesel — no funcionamento do motor do veículo.

O catalisador é um componente importantíssimo de sua moto ou scooter, e serve para tornar os gases que saem pelo sistema de escapamento derivados da queima de combustível menos nocivos ao meio ambiente.

- outro resultado da queima de combustíveis orgânicos é o aumento da poluição atmosférica. Gases como o SO, SO2, NO, NO2 e NO3 combinam-se com o vapor de água presente na atmosfera, resultando em ácido sulfúrico e ácido nítrico, que retornam para a superfície da Terra em forma de chuva ácida.

Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

diesel

O diesel, usado principalmente no transporte de carga, é o combustível que mais tem colaborado para as emissões pelos escapamentos de dióxido de carbono (CO2), o principal gás de efeito estufa, no Brasil.

Conforme explica a fabricante de catalisadores Umicore, um dos poluentes do ar mais perigosos é o NOx (óxido de nitrogênio), gás emitido pela queima do combustível nos motores automotivos.

Assim, para evitar o aumento da poluição atmosférica, todos os carros necessitam de um equipamento denominado conversor catalítico ou catalisador, que é um dispositivo antipoluição, que tem a função de tratar esses gases liberados pelo motor de combustão interna e transformá-los em gases menos nocivos.

Os óxidos SO2 e o NOx afetam o sistema respiratório e causam a chuva ácida, o CO reduz a capacidade de transporte de oxigênio no sangue e os materiais particulados causam alergias respiratórias e são vetores (carregam) de outros poluentes (metais pesados, compostos orgânicos cancerígenos).

4 – Catalisador: é purificar os gases poluentes e liberar menos nocivos à atmosfera. 5 – Abafador: é encarregado de absorver os ruídos mais agudos.

Ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.

No entanto, não há ouro nos catalisadores. O conteúdo irá variar significativamente dependendo do modelo do veículo, mas em média o peso da cerâmica é aproximadamente inferior a 1 kg, e o teor de metal precioso é entre 0,2% e 0,5%. Por exemplo, você pode encontrar cerca de 5 gramas de platina em um catalisador padrão.

A grande questão é que o paládio é usado na fabricação do catalisador, que vai no escapamento para reduzir a nocividade dos gases da combustão da gasolina. E com os problemas das emissões do diesel, na Europa, por exemplo, a demanda dos carros a gasolina cresceu demais. E com isso, aumentou também o preço do paládio.

As válvulas do motor a combustão são dispositivos que servem para permitir ou impedir a entrada ou saída de gases nos cilindros do motor – seja oxigênio para alimentar a combustão ou a gases poluentes expelidos durante a exaustão.