Como são classificados os ossos?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

- O esqueleto axial consiste nos ossos da cabeça (crânio), do pescoço (vértebras cervicais) e do tronco (costelas, esterno, vértebras e sacro). -O esqueleto apendicular consiste nos ossos dos membros, incluindo aqueles que formam os cíngulos do membro superior e do membro inferior.

Nos ossos longos a diáfise é composta por osso compacto externamente ao canal medular, enquanto as epífises são compostas por osso esponjoso envolto, por uma fina camada de osso compacto. Nos ossos planos, a substância esponjosa situa-se entre duas camadas de substância compacta.

Juntos eles formam a porção óssea da cavidade craniana, que protege importantes estruturas, como o cérebro e o cerebelo.

  • Osso frontal. ...
  • Ossos temporais. ...
  • Ossos parietais. ...
  • Osso occipital. ...
  • Osso esfenoide. ...
  • Osso etmoide.

O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada externa rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.

São aqueles nos quais nenhuma das três dimensões prevalece. Geralmente, os ossos curtos são formados por tecido esponjoso, revestido o mais das vezes superficialmente por uma camada de tecido compacto. Exemplos de ossos curtos são os ossos do carpo e do tarso.

De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.

A articulação temporo-mandibular (ATM) ou mandíbula é o único osso móvel do corpo, se localiza na cabeça e serve para a mastigação.

O sistema de sustentação, também chamado de sistema esquelético, é composto pelo esqueleto, constituído pelos ossos, cartilagens e tendões presentes no corpo de um organismo. Sua função principal é a proteção e a sustentação do corpo. A unidade tecidual que constitui o sistema de sustentação é o osso.

1. Que serve de apêndice ou lhe é relativo. 2. Que não é essencial ao todo a que pertence.

O esqueleto apendicular é composto pelos ossos dos membros superiores, inferiores e pelos cíngulos peitoral e pélvico. O cíngulo peitoral é formado por dois ossos: escápula e clavícula.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade. O número de ossos diminui com a idade e, também, segundo critérios de contagem utilizados pelos anatomistas.”

Os principais são: costelas, crânio, esterno e escápulas; Irregular – possuem formatos variados e complexos.

Diáfise: longo tubo ~ cilíndrico de osso compacto. Epífise: discos cartilaginosos próximos às extremidades dos ossos longos.