Como são classificados os bens patrimoniais?

Perguntado por: yramos3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quais são os tipos de bens patrimoniais? Existem basicamente cinco tipos de bens patrimoniais: bens corpóreos, incorpóreos, bens móveis, bens imóveis e bens fungíveis. Bens corpóreos são os bens materiais, tangíveis, que podem ser tocados e vistos.

Para fazer a gestão de patrimônio é preciso identificar todos os objetos que são da empresa, incluindo móveis, máquinas, entre outros. O objetivo é catalogar cada um desses itens e saber a condição de conservação e o montante agregado a eles.

Tipos de bens econômicos

  • Públicos;
  • Privados;
  • Consumo;
  • Capital.

Classificação dos bens de consumo

  • Eletrodomésticos;
  • Eletroeletrônicos;
  • Móveis; e.
  • Automóveis.

Trabalhando com esses conceitos e visando facilitar o acesso ao conhecimento dos bens nacionais, a gestão do patrimônio é efetivada segundo as características de cada grupo: Patrimônio Material, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Arqueológico e Patrimônio Mundial.

Eles podem ser divididos em:

  • Bens de consumo: destinados à satisfação de necessidades, podendo ser duráveis, como os imóveis, ou não-duráveis, como os alimentos;
  • Bens de capital: servem para provocar o surgimento de novos bens, como equipamentos, maquinários, edifícios etc.

A organização do balanço patrimonial é sempre feita em ordem decrescente de liquidez. Ou seja, as contas que possuem um prazo mais imediato para serem ou resgatadas (no caso dos ativos) ou pagas (no caso dos passivos e do patrimônio líquido) são elencadas no topo do balanço.

Como Fazer o Inventário Patrimonial?

  1. Planeje todas etapas. ...
  2. Execute o Inventário Físico em Campo. ...
  3. Faça o Levantamento Contábil e Conciliação. ...
  4. Realize o Saneamento. ...
  5. Implante Normas e Procedimentos. ...
  6. Finalize o Serviço.

Resumidamente, os bens patrimoniais são todos os itens de valor que uma organização possui. Entre esses itens podem ser considerados: maquinários, equipamentos, móveis, imóveis, dentre outros. Neste artigo iremos esclarecer as principais dúvidas que as empresas normalmente possuem sobre o assunto, confira!

Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade.

Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

Portanto, os bens que podem ser objetos de direito são os corpóreos (que possuem existência física, sendo passíveis de alienação), os incorpóreos (de existência abstrata, que somente podem ser objetos de cessão), determinados atos humanos (prestações), e até mesmo outros direitos (usufruto de crédito, por exemplo) e ...

Quais outras formas de bens existem? Além de bens móveis e imóveis, os bens também podem ser classificados como: Bens tangíveis (corpóreos ou materiais): são aqueles que possuem forma física, que podem ser tocados. Ex.: máquinas, veículos, estoques, construções.

Os bens de consumo duráveis são aqueles que têm um ciclo de vida e uso, junto ao consumidor, durante um período razoável de tempo, não sendo consumidos ou sofrendo um desgaste imediato. Exs: automóveis, televisor, geladeira, etc...

Bens de capital incluem fábricas, máquinas, ferramentas, equipamentos, e diversas construções que são utilizadas para produzir outros produtos para consumo.

São os bens materiais e os bens imateriais.

O conceito de patrimônio, na cultura ocidental moderna, de modo geral, se refere a uma gama de coisas, bens de grande valor para pessoas, comunidades ou nações ou para todo o conjunto da humanidade.

Exemplos de patrimônio material

  • obras de arte, como pinturas, esculturas e gravuras;
  • museus, edifícios, igrejas e catedrais;
  • fotografias, documentos e livros;
  • roupas e elementos de vestuário.

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

os bens podem ser divididos em consumíveis e não consumíveis; contudo, esses últimos, quando sofrem deteriorações devido ao uso, passam a ser incluídos no conceito de bens consumíveis.

Alguns exemplos clássicos de bens imóveis são os terrenos, edifícios e demais construções. Nesse caso, é exigido alguns documentos como escritura pública, registro no Cartório de Registro de Imóveis e alguns impostos, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).