Como são classificadas as partículas?

Perguntado por: aoliveira7 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Ao todo, o Modelo-Padrão considera a existência de 17 partículas fundamentais, divididas em três categorias: bósons, quarks e léptons. Juntas, elas dão origem à matéria e a todos os tipos de interações existentes no Universo.

Vimos a pouco que as “coisas” são feitas de matéria, sendo que a matéria é formada por prótons, nêutrons e elétrons. De maneira análoga, a antimatéria é feita de antiprótons, antinêutrons e antielétrons (=pósitron). Enquanto o próton tem carga elétrica positiva, o antipróton tem carga elétrica negativa.

Significado de Partículas
Partículas é o plural de partícula. O mesmo que: fragmentos, migalhas, parcelas, átomos, células, corpúsculos, hóstias.

As partículas elementares são toda a porção indivisível da matéria, tais como como os elétrons, os fótons e os quarks. Estudada pela mecânica quântica, que integra Física Moderna, a física de partículas envolve o nível mais básico da matéria, ou seja, o nível invisível das partículas elementares.

Diferentemente do que pressupunha Dalton, os átomos são formados por três partículas fundamentais: elétrons, prótons e nêutrons.

Existem dois tipos de partículas fundamentais: partículas de matéria, alguns dos quais se combinam para produzir o mundo que nos cerca, e partículas de força – um dos quais, o fóton, é responsável por radiação eletromagnética.

O Modelo Padrão (MP) estabelece: toda a matéria de que se tem notícia é composta de três tipos de partículas elementares: léptons, quarks1 e as mediadoras, e que um punhadinho de 61 partículas basta para construir toda a matéria observada neste universo (incluindo, é claro, as observadas em laboratórios).

O átomo é formado por pequenas partículas, também chamadas de partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Isso nos dá 10^82 átomos no universo observável. Para colocar isso em contexto, isso é 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 de átomos.

Em física de partículas, uma partícula elementar ou partícula fundamental é uma partícula que não possui nenhuma subestrutura. Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons.

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.

Ou seja, as moléculas consistem na combinação de átomos que se unem através de ligações químicas. Por fim, a partícula é um termo geral empregado para designar átomos, moléculas e íons (átomos carregados positivamente ou negativamente). A diferença entre átomos, moléculas e partículas.

Elétrons podem ser criados a partir do decaimento beta de isótopos radioativos e em colisões de alta energia, por exemplo quando os raios cósmicos entram na atmosfera terrestre. A antipartícula do elétron é denominada pósitron; tem muitas características idênticas às do elétron, mas sua carga elétrica é positiva.

Essas cargas ficam dentro das partículas dos átomos e são conhecidas como: Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.