Como são classificadas as estradas?

Perguntado por: esalgado4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

As ruas, estradas e rodovias no Brasil são classificadas em diferentes níveis, tais como locais, arteriais e coletoras, por exemplo. É comum que as pessoas confundam suas nomenclaturas, principalmente quando são abordadas rodovias e estradas.

Quanto a função A classificação funcional rodoviária é o processo de agrupar rodovias em sistemas de classe, de acordo com o tipo de serviços que as mesmas proporcionam e as funções que exercem.

As duas letras indicam se ela é federal (nesse caso, o nome começa com BR) ou estadual (nomes iniciados pelas siglas do estado, como PE, AM e RS). No caso das rodovias federais, a responsabilidade por cuidar do asfalto e instalar placas é da União, enquanto nas estaduais quem cuida das estradas é o governo do estado.

As vias urbanas são separadas em quatro tipos: vias de trânsito rápido, coletora, arterial e local.

O Código de Trânsito do Brasil define estrada como uma "via rural não pavimentada", ao contrário de uma rodovia, que seria pavimentada. Por outro lado, a estrada distingue-se de um simples caminho pois é concebida para a circulação de veículos de transporte.

A legislação dos tipos de vias
Nas vias locais, a velocidade máxima é de 30 km/h; nas coletoras, 40 km/h; nas arteriais, 60 km/h e nas de trânsito rápido, 80 km/h. Já nas vias rurais, a velocidade máxima permitida é maior por conta de sua extensão.

As vias são classificadas inicialmente como Urbanas e Rurais. Se uma localização possuir imóveis edificados ao longo de sua extensão, essa por sua vez é classificada como Via Urbana. Nas pesquisas feitas não se nota uma objetividade para Vias Rurais apenas uma definição de suas subespécies como estradas e rodovias.

Já as vias rurais se distinguem tão somente pela existência ou não de pavimentação: as vias rurais pavimentadas são denominadas rodovias e as não pavimentadas são as estradas (entende-se pavimento como qualquer tipo de cobertura do solo, podendo ser o asfalto ou pedregulhos, por exemplo).

d) CLASSE III
Rodovia de pista simples, suportando volumes de tráfego conforme projetados para o 10º ano a após a abertura ao tráfego, compreendidos entre os seguintes limites: 300 a 1500.

- maior eficiência e agilidade no deslocamento em pequenas distâncias; - capacidade de integração com os outros tipos de transporte, pois uma rodovia pode interligar uma ferrovia com uma hidrovia, por exemplo. - possui um menor custo de construção, embora os gastos com a sua manutenção sejam maiores.

O raciocínio funciona da seguinte forma: as rodovias que começam com o algarismo 0, como a BR-060, ligam Brasília ao restante do país – são as chamadas rodovias radiais –, configurando um círculo em torno da capital federal. A numeração dessas vias varia no sentido horário, a partir de Brasília.

As rodovias estaduais e seus complementos classificam-se em: Rodovias Radiais: Aquelas que constituem ligação com a Capital do Estado. Tem como indicação o número PAR que corresponde ao valor em graus do ângulo formado com a linha norte que passa pela Capital, e a linha que incide sobre o eixo da rodovia.

A nomenclatura das rodovias é definida pela sigla BR, que significa que a rodovia é federal, seguida por três algarismos. O primeiro algarismo indica a categoria da rodovia, de acordo com as definições estabelecidas no Plano Nacional de Viação.

2.5 - RODOVIA ESTADUAL OU MUNICIPAL COINCIDENTE
São rodovias construídas pelos Estados ou Municípios sobre a diretriz de uma Rodovia Federal Planejada.

Os principais tipos são conhecidos como vias urbanas e rurais. Primeiro, temos as urbanas, divididas em quatro grupos: via de trânsito rápida, local, coletora e arterial; já as rurais, são compostas por estradas e rodovias.

Vias urbanas e rurais.

Via coletora
Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. São exemplos na cidade Alameda Júlia da Costa, Alameda Princesa Izabel, Rua Waldemar Loureiro de Campos e Rua Treze de Maio.

Uma rodovia é qualquer estrada rural asfaltada.

Vias de trânsito rápido; Vias arteriais; Vias coletoras; Vias locais.

Estradas rurais: estradas de terra que interligam localidades na área rural.

No Brasil, os limites de velocidade estabelecidos são: 30 Km/h nas vias locais, 40 Km/h nas vias coletoras, 60 Km/h nas vias arteriais e 80 Km/h nas vias de trânsito rápido.