Como são classificadas as contas contábeis?

Perguntado por: apereira2 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Geralmente, as contas contábeis de uma empresa são classificadas em ativos, passivos, receitas e despesas. Elas são utilizadas justamente para organizar os registros, dando nome a cada movimentação realizada pelo negócio.

As despesas de uma empresa podem ser divididas entre despesas fixas e despesas variáveis. Sejam elas fixas ou variáveis, todas se caracterizam por serem gastos necessários para manter a estrutura em dia, mas que não interferem na produção ou aquisição do produto ou serviço ofertado pela empresa.

Esses quatro grupos principais do plano de contas possuem subdivisões:

  • Ativos. O grupo dos ativos vai se subdividir em outros grupos menores: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ...
  • Passivos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas.

Instituições bancárias oferecem três tipos de conta: a conta de depósitos, a conta-salário e a conta de pagamentos.

As demonstrações contábeis também possuem regras próprias de elaboração e apresentação ao público, principalmente ao externo à empresa.

Chega de resolver tudo por planilhas, emails e mensagens no whatsapp. Através da sua conta você pode acessar todos seus documentos, pagar a mensalidade via cartão de crédito e emitir seus impostos sem envolver infinitas planilhas de DRE.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

O passivo, pela mesma lei n. 6404/76, é classificado em dois grandes subgrupos de contas patrimoniais: passivo circulante e passivo não circulante. Os critérios de separação entre esses subgrupos, no caso do passivo, são o grau de exigibilidade e o ciclo operacional da entidade.

A diferença básica entre custos e despesas é que o primeiro está diretamente ligado à produção de bens ou serviços, já o segundo tem mais relação com a manutenção do negócio, sem impacto direto no produto final. Os custos são gastos necessários, pois resultam na atividade principal do negócio.

Contas patrimoniais são divididas em dois grandes grupos: contas patrimoniais propriamente ditas (ativo, passivo e patrimônio líquido) e contas de resultado (receitas, custos e despesas). Ali estarão expressos os grupos de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, custos e, finalmente, despesas.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

São entendidos como contas do ativo circulante aquelas que já registram o dinheiro em espécie como caixa, bancos e aplicações financeiras. Também entram no grupo os bens e direitos que pretendem ser transformados em dinheiro a curto prazo, ou seja, até o final do ano seguinte ao do fechamento do balanço.

Na parte da frente dele há três números localizados no centro, entre o número da agência e da conta, que apontam se é poupança ou corrente. Por exemplo: 1234 060 1234567 8: se os algarismos do meio são 060, é uma conta poupança; 1234 010 1234567 8: se os algarismos do meio são 010, é uma conta corrente.

Na estruturação de um plano de contas existem dois tipos: o gerencial e o contábil. Apesar de haver ordenação, não é indicado que se use qualquer modelo pronto encontrado na internet.

Os tipos certos de contas bancárias depende do que você precisa fazer com seu dinheiro. Se você quer apenas um lugar para armazenar poupança, enquanto ganha algum interesse, tente uma conta de poupança. Se você precisar enviar pagamentos ou se quiser usar um cartão de débito, vá para uma conta corrente.

As principais funções da Contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar, analisar e acompanhar as modificações do patrimônio em virtude da atividade econômica ou social que a empresa exerce no contexto econômico.