Como são chamados os verbos disse e falou?

Perguntado por: uportela . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Note como o autor, ao utilizar-se do discurso direto, usa como auxílio alguns verbos (disse, perguntou, respondeu, propôs, etc.) para reproduzir fiel e textualmente as palavras do pequeno príncipe e da raposa no diálogo. Esses verbos são conhecidos como verbos dicendi.

A elocução diz respeito ao modo de expressão, à forma de enunciação. Assim, os verbos de elocução são aqueles que introduzem ou anunciam a fala. São exemplos falar, perguntar, afirmar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, exclamar. Usam-se num texto para apresentar o discurso directo.

São chamados de "verbos de elocução", a saber: falar, responder, perguntar, indagar, declarar, exclamar, dentre outros. Utilização dos sinais de pontuação - travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas. Inserção do discurso no meio do texto - não necessariamente numa linha isolada.

Disse vem do verbo dizer. O mesmo que: expus, expôs, caracterizou, caracterizei, aconselhou, aconselhei, falei, falou, aleguei.

Saiba mais no texto! Os verbos dicendi são aqueles que utilizamos no discurso direto para indicar o início da fala de um personagem ou o modo como o interlocutor expressa-se. Veja alguns exemplos desses verbos: Não pare agora...

Verbos como alertar, assegurar, cobrar, comemorar, concordar, denunciar, discordar, estimar, exemplificar, garantir, propor, rebater, reforçar, relatar, resumir, revelar, sugerir, entre outros, só podem ser usados se a declaração realmente tiver algum desses sentidos.

Um verbo que enuncia busca dizer para a gente, busca mostrar para a gente alguma ação que acabou de acontecer, ou que vai acontecer, na fala de uma personagem. Se ela vai perguntar, se ela vai responder, se ela vai afirmar, replicar, argumentar, implorar.

Segundo a gramática normativa, verbos dicendi são aqueles que aparecem nos discursos diretos e têm a função declarativa (ou «sensitiva», segundo alguns linguistas). Os dicendi tradicionais são transitivos diretos como dizer, afirmar, exclamar, perguntar, responder, redarguir.

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

Indica ações iniciadas e concluídas em um momento anterior ao da fala.

São verbos que indicam o início de um discurso direto, como: falar, responder, gritar, dizer, retrucar, questionar, afirmar, perguntar, exclamar, e outros.

O discurso indireto: é introduzido por um verbo de elocução, seguido de uma preposição que marca a mudança da voz do narrador para a reprodução da voz da personagem feita também pelo narrador.

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

Atenção: Com a conjunção QUE , use sempre o verbo DIZER. Adequado: Ele disse que vai chegar tarde. Inadequado: Ele falou que vai chegar tarde.

Os verbos dicendi são utilizados para nos referirmos ao modo como o nosso interlocutor se expressa por meio de palavras ou pensamento em um diálogo. No diálogo acima, as palavras “perguntou” e “respondeu” são verbos dicendi.