Como são chamados os países não desenvolvidos?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 3 votos

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), países subdesenvolvidos, também conhecidos como países menos desenvolvidos ou países menos avançados, são aqueles que apresentam baixo desenvolvimento econômico e social.

Países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento são aqueles que apresentam características como pobreza, má distribuição de renda, baixa expectativa de vida, entre outros.

São usados como sinônimos de países desenvolvidos termos como “países industrializados” e “países de primeiro mundo”. Entre esses países, podemos destacar: Noruega, Suíça, Suécia, Austrália, Japão e Estados Unidos.

Sendo assim, quanto mais próximo de 1, mais o país está desenvolvido. Por outro lado, quanto mais próximo de 9, maior é o nível de subdesenvolvimento. Dentre todos os fatores que o IDH analisa, três se destacam: a renda dos indivíduos da região, a qualidade da saúde oferecida no país e o seu nível educacional.

O subdesenvolvimento é a situação de pobreza e dependência econômica que atinge a maior parte dos países. O Subdesenvolvimento é um termo elaborado após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) para definir a situação econômica e social dos países pobres.

O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros.

COM CERTEZA HA UM CONJUNTO DE COISAS QUE FAZEM DE NOSSA NAÇÃO UM PAÍS EMERGENTE E NÃO DESENVOLVIDO, MAS COM CERTEZA O FATOR DETERMINANTE É A NOSSA BAIXA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO, POUCO INVESTIMENTO E MAL INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO FAZEM O NOSSO PAÍS TER ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE NÃO CONDIZ COM O POTENCIAL DA ...

A Origem do subdesenvolvimento está relacionada diretamente aos extensos períodos de dominação econômica e política, além das relações encontradas entre colônias e metrópoles.

Os países emergentes são aqueles que deixaram de ser subdesenvolvidos pelo amplo processo de industrialização pelo qual passaram, mas ainda não possuem um nível de desenvolvimento econômico igual aos países desenvolvidos.

Os países emergentes são uma forma de classificação do grau de desenvolvimento de uma nação em relação à economia e à sociedade. São exemplos de países emergentes: África do Sul, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

Nesse contexto, os principais destaques de países subdesenvolvidos industrializados por área continental e regional são, respectivamente: América Latina – Brasil, Argentina e México; Não pare agora...

A principal diferença entre países emergentes e países desenvolvidos é que estes não são dependentes de matéria-prima. Afinal, esses países possuem produtos com valores agregados e economia diversificada. Esses fatores os permitem superar crises econômicas mais rapidamente que um país com menos recursos.

A Noruega

A Noruega é considerada o país mais desenvolvido do mundo.

Conforme a World Population Review, que considera o PIB per capita, os 10 países mais desenvolvidos do mundo são: Luxemburgo, Cingapura, Irlanda, Qatar, Suíça, Noruega, Estados Unidos, Brunei, Hong Kong e Dinamarca.

Países subdesenvolvidos são as nações que, segundo a ONU, apresentam baixos indicadores de desenvolvimento social e econômico, além de baixo nível de industrialização. Aldeia em Níger, país africano que é considerado uma nação subdesenvolvida.

A abreviação inglesa LDC para "Países Menos Desenvolvidos" é mais conhecida. Os atuais 47 países, com um total de 1,10 bilhões habitantes, representam 13,88% da população mundial. A maioria desses países vem da África. Eles são seguidos por alguns países do Oriente Próximo e Sudeste Asiático, assim como da Oceania.