Como são chamados os orixás na Angola?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

As divindades também mudam de nomes, por exemplo, chamam-se Orixás no Ketu e no Angola são conhecidos por Nkisis.

O mais venerado dos Orixás.
Corresponde, na tradição Angola, aos minkisi Lemba e Lembaraganga.

Por exemplo Xangô (divindade da justiça) recebe o nome de N'Zazi e Oxum (deusa das cachoeiras, da transformação, da fertilidade e do ouro) é chamada por Dandalunda, a patrona do afoxé.

Matamba, também chamada Amburucema, Bamburucema, Caiangô, Incoijamambo ou Nunvucurema, na mitologia bantu, é uma inquice dos ventos, raios, tempestades e fertilidade, equivalente à orixá Iansã. Seu nome deriva do Reino da Matamba, na África.

Matamba / Bamburucema (Angola Bantu), Oyá ou Yansã (entre os Nagôs), em geral são Divindades semelhantes. Senhora da tarde, dona dos espíritos, carregadora de ebós, senhora dos ventos, raios e das tempestades.

Angorô, Angolô ou Ongolô (em quimbundo: Angolo ou Hongolo; em quicongo: (N)kongolo), na mitologia bantu, é o inquice do arco-íris, que traz a fertilidade do solo com suas chuvas. Também é a serpente de duas cabeças que liga o céu e a terra e equivale ao orixá Oxumarê.

Nzumbarandá (Nanã)...

O que é Zambi:
Na Umbanda e na nação de Angola significa e equivale literalmente a Deus.

Quem é Ewa? Orixá Ewá ou Yewá, é conhecida por ser símbolo de beleza e sensualidade. Ela á uma Yabá (orixá feminina) de grande sabedoria, pois possui o dom da vidência. Também é considerada a Deusa do céu rosado e estrelado, rainha do cosmos.

Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.

São orixás funfuns: Oxalufã, Obatalá (Oxalá), Odudua, Oxapopô, Oxaguiã e Obalufom, sendo este último disputado por alguns autores.

Omolu é o orixá da saúde, da doença e da morte. Anda sempre envolto em um manto de palha-da-costa que o cobre dos pés à cabeça, visando a ocultar as deformidades em seu corpo. Foram estas mesmas deformidades que o levaram a ser abandonado por sua mãe, Nanã, quando ainda bebê.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.

Mais tipos de Iansã – Oyá: Akaran, Tiodô, Leié, Oniacará, Arira,Bagbure, Bamila, Gunán, Kedimolu, Kodun, Luo eró ossaim, Onisoni, Sinsirá, Sire, Yapopo, Petu, Biniká, Filiaba, Bagan, Seno.

Por exemplo, se montanhas são de Xangô, Exu Montanha é de Xangô e Exu Sete Montanhas é de Xangô trabalhando nas Sete Vibrações/Linhas de Umbanda.