Como são chamados os números que possuem mais de dois divisores?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Alguns números (como 0, 4, 6, 8, 9, 10, 12,...) apresentam mais de dois divisores. Eles são chamados de números compostos.

Múltiplos de um número inteiro são o resultado da multiplicação desse número por todos os outros números inteiros. Os múltiplos de um número inteiro são um conjunto cujos elementos são obtidos após a multiplicação desse número fixo por todos os números inteiros.

O que são os números compostos? São aqueles números que além de serem divisíveis por eles mesmos e pela unidade, também são divisíveis por outros números.

POR QUE O NOME PRIMO PARA OS NÚMEROS PRIMOS ? Muitas pessoas acham que a palavra primo - para denotar os números primos - está associada a alguma analogia de parentesco. Como veremos, isso é totalmente falso. Esse "primo" refere-se à idéia de primeiro, e tem sua origem numa velha concepção numérica dos pitagóricos.

Números primos são números que têm apenas 2 fatores: 1 e ele mesmo. Por exemplo, os 5 primeiros números primos são 2, 3, 5, 7 e 11. Em contrapartida, números com mais de 2 fatores são chamados de números compostos.

Dizemos que um número é divisor de outro quando a divisão é exata, ou seja, não há resto pois o número é dividido em partes iguais.

O número zero pertence ao conjunto dos inteiros e sabemos que qualquer número multiplicado por zero é igual a zero, ou seja, o número zero é múltiplo de todo número inteiro.

Os múltiplos de um número são todos os resultados possíveis da multiplicação desse número por todos e por cada um dos números naturais.

Os múltiplos do número 3 são: M (3) = {0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27, 30, ...}

M(3)={0,3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,...}.

Os números primos representam o conjunto dos números naturais, maiores que 1, que possuem apenas dois divisores (1 e ele próprio). Exemplo: 2, 5, 7, 11, etc. Já os números, maiores que 1, com mais de dois divisores são chamados de números compostos.

Eles fazem parte do conjunto dos números naturais. Por exemplo, 2 é um número primo, pois só é divisível por um e ele mesmo. Quando um número apresenta mais de dois divisores, eles são chamados de números compostos e podem ser escritos como um produto de números primos.

O novo maior número primo da história é o 51º primo de Mersenne descoberto até agora. Esses algarismos levam o nome graças ao padre francês Marin Mersenne, um pioneiro na área que viveu entre 1588 e 1648.

Os protoi arithmós (números primários ou primos), que são aqueles que não podem ser gerados – através da multiplicação – por outros arithmós, como é o caso de 2, 3, 5, 7... Os deuterói arithmós (números secundários), podem ser gerados por outros arithmós, por exemplo, 4 = 2.2, 6 = 3.2, etc.

Por exemplo, o número 2 é o único número primo par, os outros números primos são ímpares. Alem disso, a soma ou a diferença de dois números ímpares é sempre um número par.

Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.