Como são chamados os divindades iorubás?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Chamadas de orixás (palavra de origem ioruba que significa divindade), fazem parte da cultura brasileira, com seu significado místico e simbólico, suas festas, comidas, cores e símbolos.

Olodumare ou Olorun, considerado deus supremo do povo ioruba.

Orixás do Candomblé brasileiro
Doze são cultuados: Exu, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Oxum, Iansã, Os- saim, Nanã, Oxumaré, Iemanjá, Xangô e Oxalá.

O povo Yorùbá crê que Òrúnmìlá estava presente quando Olódùmarè (Deus todo poderoso) criou o céu e a terra. Portanto, Ifá conhece a história do céu e da terra e domina as leis físicas e morais com as quais Olódùmarè governa o universo.

Candomblé

A influência se faz presente tanto no uso cotidiano de palavras como, por exemplo, acarajé e abadá, quanto na religião, através da prática do Candomblé e do culto a inúmeras divindades como Xangô, Ogum, Oxum, entre outros.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

Significado de Iorubá
substantivo masculino e feminino Povo africano, do Sudoeste da República Federativa da Nigéria, trazido ao Brasil para ser escravizado, em território brasileiro foi designado como povo nagô. [Etnologia] Pessoa que pertence a esse povo, ao povo nagô.

O yorubá é uma das línguas que conduz esses saberes, como um fio de linguagem que acende, organiza e mantém a comunicação de crianças, jovens e adultos de candomblé.

Resumo. Este artigo apresenta alguns elementos da cultura iorubá, para possibilitar o entendimento dos complexos e imbricados elementos que serviram como base à diversidade das religiões de matriz africana iorubá, no Brasil, conhecidas como: Candomblé, Xangô Pernambucano, Xambá, Batuque, Tambor de Mina e Omolocô.

Os iorubá, em África, se organizavam em famílias extensas, que eram a base da organização social. Viviam em habitações coletivas patrilineares onde o orixá cultuado de forma principal era o do chefe da família, o pai. No Novo Mundo houve uma reinterpretação dessa organização familiar.

Xangô

Em termos sexuais, Xangô é um tipo completamente mulherengo. Seus filhos, portanto, costumam trazer essa marca, sejam homens, sejam mulheres (que estão entre as mais ardentes do mundo).

Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões. Conhecido como o rei de Oyó, Xangô é um poderoso orixá que tem o controle sobre os raios e trovões, e que também expele fogo pela boca.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

O ioruba é uma das línguas mais faladas da Nigéria, juntamente com o igbo, o hauçá, o inglês e o naijá. É falado principalmente na parte sudoeste da Nigéria e no Benin, onde cerca de 17% da população o falam.

2 OLODUMARÉ
Para a cosmogonia Iorubá, Olodumaré é o deus supremo, universal, antigo e poderoso, o que está em tudo, presente em cada centelha de vida, no ar, na água, na terra, e no fogo. De acordo com Coleman (2021, p.