Como são chamados os desenhos feitos nas paredes das cavernas?

Perguntado por: lmoreira7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

As pinturas Pré-históricas são chamadas de PINTURAS RUPESTRES, e elas existem desde muito tempo, desde o período que homens e mulheres moravam em cavernas. A gente pode entender por meio das pinturas rupestres o cotidiano das pessoas, como eram os animais daquela época, a dança, a caça…

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

A arte na Pré-História é conhecida, principalmente, pelas pinturas conhecidas como pinturas rupestres.

Esse tipo de arte é chamado de rupestre. Dentre as pinturas rupestres destacam-se as chamadas mãos em negativo e os desenhos e pinturas de animais. É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. A teoria mais aceita é a que esses desenhos eram feitos por caçadores.

Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural.

Uma das teorias que justifica o motivo dos seres humanos pré-históricos de fazerem estes desenhos é a de que eles acreditavam no "poder das imagens". Assim, a retratação de certas situações (como a caça, por exemplo) serviria para que tivessem êxito em suas futuras caças.

Como foi mencionado, as primeiras pinturas rupestres foram encontradas em países europeus, expostas principalmente nas Cavernas de Chauvet (França 1994), Lascaux (França 1994) e Altamira (Espanha 1868), sendo essa última a primeira produção descoberta.

Cenas do cotidiano, figuras humanas, bisões, formas de vegetação, traços geométricos, momentos de uma caçada ou até mesmo um parto: tudo isso foi primeiramente desenhado, pintado nas paredes dos lugares que serviam de habitação ou nos quais os homens se protegiam dos perigos da natureza.

As imagens produzidas nas paredes das cavernas e nas rochas mostram os animais que os seres humanos viam em suas andanças e que desejavam capturar. Acredita-se que os primeiros rituais religiosos foram registrados nas pinturas rupestres. O significado das pinturas rupestres desperta discussões entre estudiosos.

Estes desenhos começaram a ser feitos pelos homens há cerca de 40.000 anos atrás. Já nesse período os homens viviam em grutas e cavernas e, em suas paredes, desenhavam cenas de suas vidas, de rituais religiosos, além de plantas, sementes, animais, flechas, astros e… mãos!

A maioria dessas pinturas, feitas com restos de carvão, pigmentos de plantas e terra colorida, combinadas ao sangue de animais, representavam animais selvagens, pessoas, geralmente em situação de caça, plantas e símbolos abstratos. Para tanto usavam pinceis feitos com pelos de animais e as próprias mãos.

O homem pré-histórico usava ossos de animais, cerâmicas e pedras como pincéis, além de fabricar suas próprias tinturas através de folhas de árvores, sangue de animais e excrementos humanos.

Esse período começou em 10.000 a.C. e se estendeu até 5.000 a.C. Nessa época, a pedra foi o instrumento mais utilizado e valorizado pelos homens primitivos, pois a Arte na Pré-História enxergou outras formas de usar as pedras, além dos desenhos feitos nas cavernas.

arte rupestre

A arte rupestre é a produção artística feita pelos hominídeos durante a Pré-História. Esse tipo de arte se encontra em pinturas nas paredes das cavernas e na parte externa dos utensílios domésticos utilizados durante a Pré-História.

A arte rupestre é o termo designado para as produções artísticas dos seres humanos que viveram durante a pré-história.

Nessa fase, a arte era realizada nas cavernas ou próximas delas, as quais eram chamadas de arte parietal e arte rupestre. A arte parietal recebe esse nome pois está relacionada com o suporte em que foi desenvolvida, ou seja, as paredes das cavernas.

Do francês rupestre, o termo designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade, a arte rupestre é realizada em cavernas, grutas ou ao ar livre.

A gravura rupestre são imagens feitas com incisões na própria pedra. A arte rupestre por ser vista em diversos países do mundo. Não se sabe exatamente o tempo que tem as artes rupestres, mas estima-se que elas tenham sido feitas entre o período paleolítico e o neolítico.

Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça. Mas não só. Eram representadas também figuras místicas, vegetais, símbolos solares e figuras geométricas.

A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas.