Como são chamadas as valvas?

Perguntado por: odomingues . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

As valvas tricúspide e mitral são valvas atrioventriculares. Já as valvas semilunares encontram-se entre o coração e as circulações pulmonar e sistêmica. Essas estruturas impedem que o sangue flua de volta para os ventrículos após deixar o coração em direção aos pulmões ou aos demais órgãos do corpo.

À esquerda a valva mitral localiza-se entre o átrio ou aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo, à direita a valva tricúspide está entre o átrio ou aurícula direita e o ventrículo direito.

Ficou estabelecido que o termo latino valva deve ser restrito às quatro estruturas cardíacas, enquanto que valvula denomina as demais estruturas vasculares e viscerais e também os componentes da valva. Assim, de acordo com a convenção dos anatomistas, em latim, a valva possui valvulas.

A valva mitral está localizada entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo. Sua função é permitir a passagem do sangue do átrio para o ventrículo e evitar que este sangue reflua para o átrio quando o ventrículo se contrai.

As valvas ou válvulas atrioventriculares são estruturas localizadas entre os átrios e os ventrículos, separando as câmaras cardíacas, e têm como função de impedir o refluxo (retorno) sanguíneo.

O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da valva bicúspide, também chamada de valva mitral ou atrioventricular esquerda.

O coração divide-se em quatro cavidades, sendo: átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Entre o átrio direto e o ventrículo direito existe a valva tricúspide, e entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo existe a valva mitral.

Possui dois folhetos lembrando o formato de uma “mitra”. A valva mitral tem sua circunferência variando entre 8 e 10 cm, apresentando duas cúspides. A anterior é a maior, mostrando formato grosseiramente triangular e apresentando grossas cordas de sustentação.

Comumente conhecidas como válvulas, as valvas do coração são quatro: mitral, aórtica, tricúspide e pulmonar.

  • 1 - CORPO DA VÁLVULA. ó É a parte da válvula que mecanicamente executa a ação. ...
  • 1 – LINEAR:
  • 2 – POSICIONADOR. ó O posicionador é um dispositivo que é acoplado à haste da. ...
  • 3 – ATUADOR. ó Atuador é o componente da válvula que recebe o sinal de. ...
  • 3 – ATUADOR.
  • PNEUMÁTICA.
  • ELÉTRICA.
  • HIDRÁULICA.

A válvula aórtica é a válvula que se abre com cada batimento cardíaco para permitir a passagem de sangue do coração para o corpo. Uma válvula aórtica normal tem três cúspides ou folhetos.

As válvulas podem ser classificadas quanto a movimentação do conjunto obturador mais haste, número de vias; modo de controle; tipo de atuador; função, tipo de acionamento e construção do corpo.

As válvulas podem ser classificadas conforme diversos critérios: com relação à utilização, podem ser divididas em válvulas on-off, válvulas de controle e válvulas de uso especial. com relação à forma de acionamento, podem ser divididas em válvulas fixas, válvulas manuais e em válvulas motorizadas.

A válvula aórtica e pulmonar se localiza próxima a base do coração. A válvula aórtica está atrás da metade esquerda do esterno, aproximadamente no terceiro espaço intercostal. A válvula pulmonar se localiza acima e a esquerda da válvula aórtica, atrás da cartilagem costal da terceira costela.

A valva mitral, também conhecida como valva bicúspide ou valva atrioventricular esquerda, situa-se entre o átrio e o ventrículo esquerdos. Ela também possui um anel fibroso, no qual normalmente se inserem duas cúspides (daí ser chamada de “valva bicúspide).