Como são chamadas as divindades iorubás?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé.

Orixás do Candomblé brasileiro
Doze são cultuados: Exu, Ogum, Oxóssi, Obaluaê, Oxum, Iansã, Os- saim, Nanã, Oxumaré, Iemanjá, Xangô e Oxalá.

2 OLODUMARÉ
Para a cosmogonia Iorubá, Olodumaré é o deus supremo, universal, antigo e poderoso, o que está em tudo, presente em cada centelha de vida, no ar, na água, na terra, e no fogo. De acordo com Coleman (2021, p.

O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá. Os orixás detêm axés vinculados à natureza.

Significado de Iorubá
substantivo masculino e feminino Povo africano, do Sudoeste da República Federativa da Nigéria, trazido ao Brasil para ser escravizado, em território brasileiro foi designado como povo nagô. [Etnologia] Pessoa que pertence a esse povo, ao povo nagô.

O yorùbá é um dos mais de 250 idiomas falados na Nigéria e em alguns outros países da África Ocidental. É uma língua tonal, uma vez que não considera apenas o som, mas também o tom de cada palavra para lhe atribuir um sentido específico.

O yorubá é uma das línguas que conduz esses saberes, como um fio de linguagem que acende, organiza e mantém a comunicação de crianças, jovens e adultos de candomblé.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.

As filhas e os filhos de Iansã
São extremamente inteligentes e estão sempre em busca do conhecimento, tal qual Iansã. São também muito intensos e com dificuldade de dominar seus impulsos, seja de amor, de ódio ou de raiva. Oiá é muito protetora, guardando todos os seus filhos e filhas das tempestades da vida.

Olocum (em iorubá: Olóòkun) é o Senhora e dona do Oceano.

Santo Antônio

A data faz com que, no sincretismo com a religião católica, Exu seja representado por Santo Antônio.

Malu: Significa "senhora soberana combatente gloriosa", “senhora soberana iluminada”, “paz”, “colar”, “grinalda”. O belo e curto nome feminino Malu já nasce como um chamado de carinho para meninas que são batizadas com ele.