Como são chamadas as construções coletivas dos indígenas?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Normalmente aprendemos nas escolas, na televisão e em alguns livros, que os índios vivem em casas chamadas de ocas que, juntas formam aldeias, normalmente em formato de círculo.

Os índios brasileiros constroem vários tipos de moradias diferentes, porém a mais conhecida é a oca.

  • Tipos de habitações indígenas.
  • Oca. É uma a mais comum habitação indígena, principalmente entre os índios da família tupi-guarani. ...
  • Maloca. ...
  • Taba. ...
  • Tapera. ...
  • Opy.

Geralmente, as casas dos indígenas são construídas com base em estruturas de madeira, que são conectadas umas às outras por meio de sistemas de encaixe, e para fazer o fechamento nas paredes e telhados, são utilizadas folhas, fibras e cipós, que formam as palhas.

Resposta. O conjunto de aldeias é chamado de nação!

A formação da aldeia pode também ser de forma externa, sendo circular, quadrada ou interna, com o centro de uma grande maloca. Sua organização sócio-espacial é formada por várias ocas, malocas ou um conjunto de malocas onde residem várias famílias, chegando a 400 pessoas, com suas variações.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil. Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 690 terras indígenas no país. Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas – exceto no Piauí e no Rio Grande do Norte.

A origem da denominação Tabaí provém dos vocábulos indígenas, TABA = aldeia, reunião de ocas e Y = água, rio da taba = "O Rio da Aldeia". O significado de TABáI provém da união dos arroios ou águas que se reúnem, isso para formar o forte arroio Santa Cruz que fica às margens do limite entre Tabaí e Triunfo.

Significado de taba
Aldeia de índios; lugar onde habitam os índios. Habitação indígena ou conjunto de algumas ocas.

Por ser considerado um cocar pessoal, pode ser dado como presente apenas para alguém querido. Para os Fulni-ô, quem ganha um cocar deve cuidar muito bem dele, por ser parte da identidade das comunidades indígenas.

Existem dois tipos de taipa: a taipa de mão e a taipa de pilão. As casas de taipa fazem parte da história brasileira e ainda são construídas em diversas regiões do Brasil, principalmente no Norte e Nordeste.

As técnicas construtivas eram diferentes. As paredes, por exemplo, eram feitas de terra, pedra, barro, tijolo burro e cal de obra. O telhado era construído com vigas de madeira, barrotes adicionados de sapé ou telhas feitas de barro em formato de canudos, chamadas de telhas de bica.

Costumes muito diferentes
Os indígenas não usavam roupas, enquanto os portugueses viviam vestidos demais para o clima que encontraram aqui. Os portugueses comiam carnes e peixes secos e salgados, enquanto os indígenas consumiam vários tipos de frutas, raízes e peixes frescos.

ocara

A ocara é uma espécie de praça localizada na parte central de uma aldeia indígena de algumas tribos brasileiras, considerada um local de grandes celebrações e de onde partem as trilhas que levam às roças, aos campos e aos bosques.

A palavra “tribo” está representa o povo indígena como pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar, como uma lógica colonial. Mas então como me referir? É correto falar terra indígena ou aldeia.

Resposta verificada por especialistas
4) Conforme o texto o conjunto de aldeias se chamava reinos, é possível identificar esta informação na nona linha do texto. Eram nestes reinos que havia o desenvolvimento de atividades econômicas produtivas.

Em geral, a maioria dos integrantes da aldeia possuía um grau de parentesco entre si, tendo em vista que algumas poucas famílias extensas formavam o conjunto da comunidade. Também conhecidas como clãs, essas famílias se juntavam a outras para a formação de uma sociedade tribal.

Uma marca importante da diversidade cultural existente entre as sociedades indígenas é maneira como cada uma organiza sua aldeia. O número de casas, o material utilizado na construção, a forma como são organizadas e a distância entre a roça e a aldeia, que pode ser de até uma hora a pé, variam entre os povos indígenas.