Como são chamadas as casas dos índios?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Suas casas são chamadas de oguassu, maioca ou maloca (casa grande), cujo tamanho é de cerca de 150 metros de comprimento por 12 metros de largura. Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca.

Nas aldeias, as construções são feitas de forma ortogonal, de modo que o centro tem uma espécie de praça, uma área comum onde são realizadas cerimônias religiosas, rituais, festividades etc. A essas obras é dado o nome de maloca.

Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 724 Terras Indígenas no país. Em quase todos os estados brasileiros existem terras indígenas reconhecidas.

Denomina-se de aldeia uma pequena localidade que contém poucos habitantes. Nesse local, na maioria dos casos, não existe autonomia administrativa, sendo uma povoação rural. Quando fala-se de aldeia, o tipo que mais se conhece são as aldeias indígenas.

Os tipos de moradia podem ser individuais, unifamiliares e multifamiliares.

Taba ou Aldeia é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. Esse tipo de construção foi usado em grande escala pelos índios tupis e guaranis do sul do Brasil.

Suas festas, jogos e brincadeiras, suas formas de ensinar e aprender, tudo isso pode variar muito. Existem diferentes mitos, rituais, pinturas, objetos, músicas e cantos! Além disso, os povos indígenas constroem casas de diversos jeitos e moram em regiões com paisagens muito diferentes.

As casas tradicionais são construídas de madeira e cobertas de palha até o chão e ficam próximas umas das outras, formando o desenho da ferradura. A única entrada da casa está voltada para o centro da aldeia. No interior das casas, há um espaço para cada família, que é delimitado por esteiras.

Os Índios do tronco tupi moravam em grandes cabanas comunitárias feitas de troncos e folhas de palmeira. Dentro de cada cabana, chamada oka, moravam várias famílias, sem que houvesse divisórias entre as famílias.

substantivo feminino Grande barraca indígena, coberta de palmas secas, e que aloja várias famílias. Lugar que contém muitas destas barracas; conjunto de malocas. [Figurado] Casa rústica, muito simples; rancho, choça, barraca, choupana. [Por Extensão] Habitação familiar; casa, lar.

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Para designar o indivíduo, prefira o termo indígena a índio. Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

Algumas comunidades yanomamis vivem isoladas de outras populações não indígenas. Os indígenas yanomamis vivem em casas ou aldeias onde se estabelecem mais de uma família, sem a existência de uma hierarquia interna. As decisões são tomadas por consenso.

1 localidade, lugarejo, povoação, povoado.

A aldeia tem poucos habitantes que geralmente trabalham numa economia de cariz rural. A vila é já um aglomerado populacional de tamanho superior, com comércio e serviços e alguma economia de autosuficiência. Uma cidade é uma área maior e muito mais urbanizada, que se diferencia de vilas e aldeias por vários motivos.

Conheça 4 tipos de residências diferentes

  1. Casa térrea. Como o próprio nome já indica, uma casa térrea é uma construção de apenas um andar. ...
  2. Casa geminada. Uma casa geminada é a construção de duas ou mais residências ligadas umas às outras. ...
  3. Sobrado. ...
  4. Apartamento.

6 tipos de casas que marcaram a história!

  • Oca.
  • Palafita.
  • Pau a Pique.
  • Alvenaria.
  • Edifícios.
  • Pré-Montadas.