Como são calculados os principais indicadores demográficos?

Perguntado por: emaldonado3 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

De maneira simples, é dado pela contagem populacional, com números naturais. Por exemplo, no censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2019 a cidade de Campinas possuía 1.204.073 habitantes. Quando um espaço geográfico possui uma grande população absoluta, é chamada de região populosa.

Saiba como medir a densidade demográfica
A conta é simples: número de pessoas / dimensão do espaço em km². Foi assim que se chegou, por exemplo, à densidade demográfica do Vaticano: o pequeno Estado tem 1.891 habitantes/km², quarta maior densidade populacional do mundo.

Como fazer o cálculo do crescimento vegetativo?

  1. I. Taxa de natalidade (TN) = número de nascimentos dividido pelo número de habitantes.
  2. II. Taxa de mortalidade (TM) = número de mortes dividido pelo número de habitantes.
  3. Crescimento vegetativo (CV) = diferença entre a taxa de natalidade e taxa de mortalidade.
  4. CV = TN – TM.

Taxa de natalidade: número de nados-vivos por 1.000 pessoas no meio do ano. Taxa de mortalidade: número de óbitos por 1.000 pessoas no meio do ano. Crescimento natural: número de nados-vivos menos número de óbitos.

O coeficiente geral de mortalidade, ou taxa de mortalidade geral, refere-se a toda população e não ao total de óbitos. É calculado dividindo-se o total de óbitos, em determinado período, pela população calculada para a metade do período.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.

Taxa de natalidade: é o número de nascimentos que acontecem em uma determinada área. Taxa de fecundidade: é o número de nascimentos bem sucedidos menos o número de óbitos em nascimentos. Taxa de mortalidade: é o número de óbitos ocorridos em um determinado local.

Indicadores são informações que permitem descrever, classificar, ordenar, comparar ou quantificar de maneira sistemática aspectos de uma realidade e que atendam às necessidades dos tomadores de decisões” (MP 2012 p.

Para calcular porcentagem de um valor multiplique a porcentagem que você está procurando pelo próprio valor. Por exemplo, se você quer calcular 35% de 500, multiplique 35 por 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500; Divida o resultado obtido por 100.

O crescimento vegetativo, chamado também de crescimento natural, é calculado pela diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de uma população em determinado intervalo de tempo. Quando esse indicador é positivo, significa que houve um aumento na população.

A densidade é calculada ao se dividir a massa do corpo pelo seu volume. Quanto mais denso for um corpo, mais ao fundo do sistema ele se posiciona.

A taxa de fecundidade total é obtida pelo somatório das taxas específicas de fecundidade para as mulheres residentes de 15 a 49 anos de idade. As taxas específicas de fecundidade expressam o número de filhos nascidos vivos, por mulher, para cada ano de idade do período reprodutivo.

O que é Crescimento vegetativo:
Também conhecido como “crescimento natural”, este pode ser classificado em três diferentes categorias: positivo, negativo e nulo.

A taxa por 100 mil habitantes é simples de calcular:

  1. Pegue o indicador principal (número de crimes, nascimentos, mortes, casos de doença)
  2. Divida pela população do local.
  3. Multiplique o resultado por 100.000.

O cálculo da taxa de mortalidade infantil deriva da relação entre o número de óbitos de crianças menores de 1 ano de idade, a quantidade de nascidos vivos durante o ano e em determinado limite geográfico, multiplicados por mil. A taxa de mortalidade infantil não foi calculada para os municípios brasileiros.

Esse cálculo é feito dividindo a população atual pela população anterior, subtraindo o resultado de 1 e multiplicando por 100.

*N é o número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil para obter os dados em permilagem. Taxa de mortalidade (TM): é o número de óbitos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local, também obtido em permilagem, o mais comum, ou também em porcentagem.

A taxa de natalidade representa o número de nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade indica o número de óbitos de um determinado local. Os resultados obtidos auxiliam na compreensão da dinâmica populacional de um determinado lugar, demonstrando seu crescimento ou declínio.

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Esse indicador representa o número de nascidos vivos no período de um ano, excluindo o número de crianças que nasceram mortas ou que morreram logo após o nascimento.