Como são as roupas da dança portuguesa?

Perguntado por: oviana . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os participantes da dança, geralmente, usam um figurino exuberante, com paetês, plumas, longas botas em veludo, capas e com bordados e cores variadas. As mulheres costumam usar meias, leques e lenços. Os trajes delas, em geral, são vestidos típicos de Portugal. Enquanto que os homens usam chapéus, luvas e bengalas.

As mais populares danças tradicionais portuguesas são o Vira, A Chula, O Corridinho e Fandango. O Vira é uma dança tradicional do norte de Portugal onde os casais estão dispostos em uma roda. Esta dança é utilizada em casamentos e outras ocasiões especiais.

A dança moderna abandonou as fantasias e maquiagens exigidas no balé e buscou um estilo mais natural e livre. As roupas podem ser soltas ou coladas ao corpo, os pés descalços e geralmente a maquiagem é mais básica.

Collant, meia-calça, sapatilhas, penteados e acessórios seguem rigorosamente o código da escola. Contudo, mesmo quando a roupa não é obrigatória, os alunos recebem a orientação de que o uso do collant, meia-calça e sapatilha é a combinação perfeita para evoluir na dança clássica.

Dança mistura alguns elementos de outras expressões culturais na forma de dançar e montar os pares, como a quadrilha, o Cacuriá, a dança do Caroça e a dança do Boiadeiro. A Dança Portuguesa, manifestação popular de herança lusitana, foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão.

Fado

Fado. Esse gênero é o mais marcante de Portugal. O Fado é um estilo musical lírico e bastante sentimental, com letras muitas vezes melancólicas que retratam o amor, surgido em Lisboa por volta de 1830.

A cultura portuguesa é muito rica e envolve a influência de outros países, seja na gastronomia, nas artes e outros aspectos. Diversificada, intensa e muito apaixonante, a cultura portuguesa encanta em vários aspectos, afinal, quem nunca provou um prato português e ficou encantado, né?

Diversas danças brasileiras também vieram de Portugal. Destaque para o maracatu, o fandango e a caninha-verde.

A arte manuelina, os azulejos e o fado são expressões únicas e símbolos genuínos dos portugueses mas também um contributo para o Património Mundial.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

A dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão. Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história.

A dança portuguesa dos “Pauliteiros”, proveniente da região de Miranda, é uma dança de provável origem guerreira.

Nesta peça de dança, a função do figurino é contribuir para a elaboração do personagem, mas seu resultado constitui também um conjunto de formas que intervém no espaço cênico da dança. Observa-se, no exemplo dado, que o uso da indumentária acrescenta um significado ao corpo.

Também conhecido como estilo urbano, o estilo moderno apresenta muitas formas geométricas, contraste entre cores, como o preto e o branco, designs de roupas assimétricos, volumosos e com influência do streetwear. Pessoas de estilo moderno amam jeans, peças em couro e t-shirts.

Figurino é o traje usado por um personagem de uma produção artística (cinema, programa, teatro, vídeo, dentre outros). Figurinista é o profissional que idealiza ou cria o figurino. É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens.

Sobre tipos de figurinos para um espetáculo, é possível citar os seguintes:

  • Balé Clássico: usa-se meia calça, sapatilha, colam e cabelo preso em coque.
  • Dança Contemporânea: usam-se pés descalços e roupas soltas, assim como o cabelo.
  • Circo: no caso do palhaço, usa-se peruca, maquiagem e roupas bem coloridas.

O figurino pode ser entendido como o traje cênico, ou mesmo o conjunto da indumentária e acessórios, criado ou produzido pelo figurinista e utilizado pelo artista para compor seu personagem em determinada forma de expressão artística, como o teatro, cinema, televisão, ópera, dança e outros meios de manifestação ...

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.