Como são as raízes de coqueiro?

Perguntado por: ividal4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O coqueiro possui um sistema radicular fasciculado e produz, a partir da base do seu tronco, durante toda sua vida, raízes primárias (mais grossas), que possuem pequena capacidade de absorção de água e nutrientes, exercendo, principalmente, a função de fixação da planta no solo.

Pode plantar o coqueiro sim, tenho várias piscinas instaladas ou construídas com coqueiros próximos à borda há muito anos e não tem problema algum, pois a raiz quando encontra a piscina ela muda de direção.

Coqueiro anão – as palmeiras são talvez a principal escolha de plantas para por em volta da piscina devido ao visual tropical que elas proporcionam.

Estudos em andamento em Paraipaba - CE indicaram, em plantas jovens de coqueiro-anão irrigados por microaspersão, um consumo de água variando de 8 a 12 litros/planta/dia nos primeiros seis meses após o plantio, de 12 a 28 litros/planta/dia dos 7 aos 12 meses, e de 30 a 55 litros/planta/dia dos 13 aos 18 meses de idade ...

Quando adultas, geralmente 80% das raízes fasciculadas das palmeiras se estendem em um raio de 2 metros e atingem profundidade de até 40 centímetros. Sem a possibilidade de se manterem firmes na terra, as plantas tornam-se vulneráveis à queda se enfrentarem ventos fortes.

Ele pode atingir entre 10 e 12 metros de altura e floresce em média entre 2 e 3 anos desde o plantio. Comparada a outras árvores que frutificam cocos, o coqueiro anão é considerado mais sensível, por isso, é importante plantá-lo no solo mais adequado e em ambientes com temperaturas médias de 27 graus.

Sistema radicular fasciculado.
As raízes das palmeiras são pequenas em diâmetro e não rompem tubulações e pavimentos, ao contrário de árvores que têm sistema radicular pivotante e podem destruir pisos e tubulações.

Podar as raízes da palmeira poderia desestabilizar a planta que poderia tombar com temporais. Se houver possibilidade é preferível o transplante para local com mais espaço.

É RECOMENDADO USAR SAL DE COZINHA NO OLHO DO COQUEIRO? Não. Ele contém apenas um elemento necessário para o coqueiro desenvolver e produzir satisfatoriamente, que é o cloro. Os elementos mais exigidos pelo coqueiro são: potássio, seguido de nitrogênio e em terceiro lugar o cloro.

Árvores como o coqueiro, por exemplo, podem ser um risco. Por isso, para evitar acidentes com quem estiver aproveitando a piscina, a recomendação é escolher plantas com frutos mais leves. Além disso, espécies que possuem copas altas e que não perdem as folhas ao longo das estações são as mais indicadas.

Ou seja, qualquer um pode plantar árvores em via pública, desde que elas sejam adequadas ao ambiente urbano.

No Brasil, as variedades gigante, anão, verde, amarelo, vermelho e híbrido são as mais cultivadas. O coqueiro anão não ultrapassa 10m de altura, característica que facilita a colheita de seus frutos, em comparação ao gigante, que pode chegar a 35m.

Após transportadas dos germinadores, as as mudas devem ser co- locadas no espaçamento de 60 x 60 x 60 em, em forma de triangular. Se as mudas permanece- rem no campo por mais de seis meses, o espaçamento deve ser de 80 x 80 x 80 em, para evitar que as plantas fiquem caneludas.

Ou seja, a distância da piscina ou do muro seria de 2,5 metros. Também preocupe-se em deixar essa área infiltrar, ou seja, nada de cobrir com piso impermeável. Assim, sua palmeira ficará bem segura, hidratada, ancorada, saudável e não danificará estruturas próximas, nem incorrerá em risco de quedas.

As irrigações devem ser realizadas 2 vezes por semana para níveis de esgotamento do solo disponível na camada superficial do solo (0 cm a 25 cm), correspondentes a tensões próximas de 26 kPa a 15 cm de profundidade.