Como são as provas da banca IBFC?

Perguntado por: obarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Em regra, as provas do IBFC são formadas por questões do tipo múltipla escolha, sendo quatro ou cinco alternativas. Quando há a aplicação de provas discursivas, ela é feita por meio de uma redação. Os temas mais recorrentes são os atuais e a cobrança de algum conteúdo contido no edital.

50 questões

As provas são de múltipla escolha composta em média de 50 questões. A banca tem um perfil acadêmico e as questões costumam ser relacionadas com o cargo pretendido pelo participante. As questões do IBFC não costumam utilizar "pegadinhas".

Normalmente, ela consiste em uma redação sobre um tema específico, geralmente relacionado à área de atuação do concurso, e é utilizada para avaliar a capacidade do candidato de se expressar de forma clara e coerente, além de sua capacidade de argumentação e conhecimento sobre o assunto.

De maneira geral, os tópicos mais cobrados são: interpretação de texto, ortografia, gramática, acentuação, análise sintática, morfologia e semântica.

CONTEÚDOS DE PORTUGUÊS MAIS RELEVANTES PARA O IBFC

  • Análise sintática.
  • Transitividade.
  • Crase.
  • Regência.
  • Concordância.
  • Colocação pronominal.

Qual a pontuação mínima que preciso alcançar para ser considerado aprovado? O candidato deve obter pelo menos 70% da pontuação desejada. Esse artigo foi útil?

Se a prova tem 120 itens, a tendência é que no gabarito haja 60 E e 60 C. Sendo assim, você vai assinalar C em todas as alternativas em branco. A probabilidade é de que você acerte a maioria dessas 20. Se você acertar 11 e errar 9, já terá valido a pena, pois ganhará 2 pontos.

A relação candidato/vaga dos concursos públicos é o resultado de uma operação matemática bastante simples: número de inscrições válidas dividido pela quantidade de vagas do edital.

Em geral, as provas da Consulplan cobram a letra da lei, sem exigir do candidato o conhecimento de jurisprudência e de súmulas sobre o assunto abordado.

Dicas para gabaritar Língua Portuguesa nos concursos

  1. Conhecer o perfil da banca examinadora. Um dos passos importantes para gabaritar prova de Língua Portuguesa é conhecer o perfil da banca examinadora. ...
  2. Listar assuntos recorrentes de Língua Portuguesa. ...
  3. Responder questões de provas. ...
  4. Revisão dos assuntos. ...
  5. Resumos.

Segue algumas dicas para elaboração de discursivas:

  1. Atenção aos enunciados. ...
  2. Seja objetivo e claro na sua resposta. ...
  3. Dedique uma atenção a coerência e coesão. ...
  4. Cuidado com a gramática e a caligrafia. ...
  5. Fundamente sua resposta.

Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação.

Portanto, uma das bancas organizadoras mais conhecidas hoje em dia entre os concursos públicos é o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

Seja em provas para cargos de nível médio ou superior, o assunto que domina os concursos públicos Brasil afora é a interpretação de texto. Alguns levantamentos de sites especializados apontam que mais de 25% das questões envolvem interpretação textual. Isso é 1 em cada 4 perguntas!

Conheça os 7 principais assuntos cobrados na prova:

  • Interpretação de texto. ...
  • Interpretação de texto não verbal. ...
  • Domínio da norma culta. ...
  • Análise de discurso. ...
  • Gêneros textuais. ...
  • Variação Linguística. ...
  • Leitura e Artes. ...
  • Não se esqueça da revisão.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

No geral, para concursos com 50 questões, a maioria das bancas examinadoras exigem que os candidatos acertem pelo menos metade das questões para se classificar, ou seja, é preciso acertar no mínimos 25 questões para passar.

Assim, a nota acaba aumentando. Mas a nota de corte do Sisu pode diminuir, viu? Isso acontece quando um candidato, mesmo selecionado, sai da concorrência por um curso e opta por outro. Assim, ele abre espaço para mais uma vaga e, na ordem, o próximo colocado ocupa a última posição e passa a determinar a nota de corte.

Técnicas de chute para concursos: conheça alguns macetes

  1. Analise a construção da resposta na questão. ...
  2. Duvide de respostas categóricas. ...
  3. A alternativa A. ...
  4. Respostas absurdas. ...
  5. Atente-se às respostas muito longas. ...
  6. Assuntos desconhecidos. ...
  7. Número de questões.

Resposta verificada por especialistas
Em uma prova com 40 questões um candidato que acerte 70% terá respondido 28 questões corretamente.