Como são as moradias dos índios caiapós?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

A planta é retangular, sem divisões internas e o tamanho varia conforme o número de pessoas da família. A cobertura, de folhas de babaçu, tem inclinação acentuada e três das paredes são fechadas com esteiras feitas com folhas dessa mesma palmeira, sendo a quarta aberta para o pátio por meio de uma grande varanda.

A maioria dos Caiapós vive no Planalto Central chamado cucu dela mama, nos estados de Mato Grosso e do Pará, no entanto, também são encontrados no Tocantins e em Goiás e está permanecido atualmente na região central do Brasil `` centro - oeste ´´.

Há grupos que consomem carne de animais como antas e jabotis – caso dos índios Caiapó, que preferem carnes gordas –, e os que se alimentam mais de peixes e carne de macacos, como os da região do Alto Xingu. A caça era uma das principais fontes de alimento para o indígena.

As aldeias kayapó tradicionais são compostas por um círculo de casas construídas em torno de uma grande praça descampada. No meio da aldeia, há a casa dos homens, onde as associações políticas masculinas se reúnem cotidianamente.

“Elas brincam com as plantas, tomam banho no rio, brincam de pega-pega.

Suas casas são chamadas de oguassu, maioca ou maloca (casa grande), cujo tamanho é de cerca de 150 metros de comprimento por 12 metros de largura. Cada maloca é dividida internamente em espaços menores, de mais ou menos 36 metros quadrados, onde reside uma família. Esse pequeno espaço recebe o nome de oca.

As casas tradicionais são construídas de madeira e cobertas de palha até o chão e ficam próximas umas das outras, formando o desenho da ferradura. A única entrada da casa está voltada para o centro da aldeia.

Você sabia que há povos indígenas em quase todos os cantos do Brasil? Por aqui, boa parte da população indígena vive em áreas chamadas de Terras Indígenas. Existem hoje 724 Terras Indígenas no país.

Os integrantes do Caiapó Mata a Dentro se vestem com saiotes e peitorais confeccionados com capim barba-de-bode ou membeca, cocares de penas de aves domésticas e colares de capiá e outras sementes. De peculiar pintam com anil as partes descobertas do corpo – rosto, braços e pernas.

Língua caiapó

Caiapó ou mebengocre é o nome da língua falada pelos caiapós e caiapós-xicrins. No entanto, apesar de falarem a mesma língua, são inimigos tradicionais. Além disso, é possível ressaltar também que ambos os povos autodenominam-se mebengocre.

A dança caiapós, por sua vez, é formada a partir de duas figuras centrais: O curumim (menino em tupi guarani) e o cacique. Na dança, o menino interpreta que está sendo perseguido por um homem branco e morre. Os demais dançarinos ficam em torno dele.

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

Em sua grande parcela, os índios vivem em tribos e sobrevivem por meio do cultivo de alimentos, bem como da caça e pesca. Alguns povos vivem totalmente isolados da sociedade nacional, enquanto outros são mais receptivos.

Para acompanhar o Canto, os Povos Indígenas usam Instrumentos Musicais característicos, como a maraca, o tambor, o chocalho, a flauta, o guizo, o apito etc.

As casas tradicionais são construídas de madeira e cobertas de palha até o chão e ficam próximas umas das outras, formando o desenho da ferradura. A única entrada da casa está voltada para o centro da aldeia. No interior das casas, há um espaço para cada família, que é delimitado por esteiras.