Como são as manchas no corpo de quem tem leucemia?

Perguntado por: nribeiro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 20 votos

Esses hematomas geralmente aparecem como coleções de pequenas manchas vermelhas ou pontos logo abaixo da superfície da pele, uma condição chamada “petéquias”.

Os sintomas da leucemia se diferenciam de acordo com os tipos: As crônicas podem não apresentar sintoma nenhum. Ou, ainda, são sinais inespecíficos, como cansaço, febre que surge no fim do dia (vespertina), suor noturno, entre outros.

Surgimento de Petéquias na Leucemia
Esses hematomas geralmente aparecem como coleções de pequenas manchas vermelhas ou pontos logo abaixo da superfície da pele, uma condição chamada “petéquias”.

Petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Os principais sinais e sintomas da leucemia são: Sintomas devido à diminuição dos glóbulos vermelhos (Anemia). A escassez de glóbulos vermelhos pode provocar fadiga, fraqueza, sensação de frio, tontura, dores de cabeça, falta de ar e palidez. Sintomas devido à diminuição dos glóbulos brancos.

A mielofibrose se encaixa no grupo das neoplasias mieloproliferativas crônicas, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ela se desenvolve devido a mutações genéticas que ocorrem nas células-tronco, fazendo com que elas passem a se diferenciar e renovar de forma defeituosa.

Hemograma Completo
A leucemia e outras condições podem causar contagens anormais de células sanguíneas. As células sanguíneas imaturas (chamadas blastos) normalmente não são vistas no sangue, portanto, suspeitamos de leucemia se houver blastos ou se as células sanguíneas não parecerem normais.

A leucemia é uma doença silenciosa que pode atingir de crianças a idosos, por isso é necessário manter os exames em dia e buscar um especialista sempre que notar diferenças em seu organismo que apareceram sem nenhuma explicação, como fadiga, perda de peso, sangramentos fáceis e hematomas.

Quais os tipos de manchas mais comuns e suas características?

  • Melasma. As manchas amarronzadas, que surgem principalmente no rosto, são melasmas. ...
  • Manchas solares. ...
  • Sardas. ...
  • Manchas senis. ...
  • Pintas. ...
  • Melanoma.

Pulmões, Coração e Fígado
Os cânceres do sangue podem formar metástases e afetar os pulmões e o coração. Isso é raro, mas pode acontecer. A leucemia também pode se espalhar para o fígado, que fica aumentado e sensível à medida que as células leucêmicas se acumulam.

“A gravidade e a frequência são importantes: pacientes com manchas generalizadas e/ou com grande volume de sangue sob a pele e frequentes podem ser mais propensos a ter sangramentos. É preciso se atentar quando há cinco ou mais lesões com mais de 1 cm de diâmetro ou de aparecimento súbito”, complementa a dra.

O câncer de pele tem sintomas!
Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção. Para completar, entram ainda as feridas que não cicatrizam, coçam ou têm erosões.

Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal.

A causa exata da leucemia não é totalmente compreendida, mas há vários fatores de risco para o surgimento da doença. Alguns destes fatores de risco são modificáveis, por exemplo, os maus hábitos de vida, enquanto outros não podem ser alterados, como os genéticos.

Quais as causas de manchas na pele? As causas de manchas na pele podem ser as mais diversas, como alergias, micoses, infecções, problemas vasculares, excesso de exposição solar, doenças autoimunes e tumores.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) lista, entre os principais sinais da doença, os sete primeiros sintomas de leucemia:

  1. Fraqueza.
  2. Sangramentos.
  3. Manchas roxas no corpo.
  4. Dores nas pernas.
  5. Febre.
  6. Gânglios aumentados.
  7. Dor e aumento na região esquerda do corpo (baço)