Como são as fezes de quem tem Giardia?

Perguntado por: lteles5 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

Fezes com aspecto pastoso; Grande perda de peso.

Quando apresenta sintomas, estes geralmente são diarréia e dor na região abdominal. Quando a infecção por este protozoário se torna crônica, ela geralmente apresenta sintomas como fezes amolecidas e gordurosas, distenção abdominal, flatulência e anorexia (que pode gerar perda de peso e anemia).

O tratamento de primeira escolha pode ser feito com nitroimidazólicos como Metronidazol, Secnidazol e Tinidazol, com eficácia superior a 90%. O Metronidazol é disponível em suspensão oral de 40mg/mL, deve ser utilizado 15mg/kg/dia, dividido em 2 ou 3 vezes, por 5 dias, com dose máxima de 250mg/dose.

Mais frequentemente, os sintomas começam 7 a 14 dias após a exposição à giárdia e podem durar, sem tratamento, cerca de 4 a 6 semanas.

O que é giardíase? Causada por um pequeno parasita, a giárdia, é um tipo de infecção que entra no corpo humano por meio de água e alimentos contaminados. A giardíase é um tipo de infecção que afeta o intestino delgado. Pessoas contaminadas com giardíase podem acabar passando a doença para outras que estão saudáveis.

Modo de usar:
Proceda a colheita de fezes do animal suspeito. Retire uma amostra com o swab e dilua no tampão de amostra no tubo plástico, contendo 1 mL de tampão. Agite o tampão com o swab. Pingue 4 gotas na placa teste, no local indicado para aplicação da amostra.

A doença pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa, por isso é considerada uma zoonose pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O contágio ocorre quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos (“ovos”) do protozoário.

Os sintomas associados a essa doença são a diarreia aguda com cheiro fétido e aspecto gorduroso, dores abdominais, flatulência, náuseas, vômito e perda ponderal. Em casos graves pode causar a síndrome de má absorção, atraso no crescimento e capacidade cognitiva.

O diagnóstico da Giardiose pode ser realizado por meio da pesquisa do agente nas fezes, pelo exame direto, coproparasitológico, imunoensaios rápidos ou PCR, realizados em material oriundo de defecação natural ou aspirados duodenais obtidos por endoscopia.

Em ambientes controlados, é possível utilizar a amônia quaternária como um método de prevenção para eliminar os cistos da giárdia do ambiente. Dar preferência a passeios com um controle de higiene maior, evitar o contato com as fezes de outros animais pode prevenir que seu pet seja acometido pela giardíase em cães.

Quais são os sintomas de amebíase?

  • dor e cólica abdominal;
  • abdômen sensível ao toque;
  • forte diarreia;
  • presença de sangue e/ou muco nas fezes;
  • perda de peso;
  • febre.

Os primeiros resultados do Giardicid contra as infecções e parasitas aparece ao decorrer dos 5 dias de tratamento, a média de duração.

Interpretação clínica: São considerados positivos títulos de IgG igual ou superior a 1:20 e de IgM igual ou superior a 1:10. Nas áreas endêmicas não é possível estabelecer uma clara relação entre a infecção e a presença de anticorpos circulantes.

A giárdia em cães é causada por um protozoário que entra no organismo canino através da ingestão de algo contaminado. O cachorro ainda pode contrair a doença ao ingerir fezes infectadas. Beber água ou ingerir algo do solo contaminado, como grama, também permitem a entrada desse parasita.

O diagnóstico é feito identificando o organismo nas fezes a fresco ou conteúdo duodenal, ou por ensaios de antígeno de Giardia ou teste molecular para o DNA do parasita nas fezes. O tratamento é feito com metronidazol, tinidazol, ou nitazoxanida; ou, durante a gestação, paromomicina.

O mecanismo pelo qual a Giardia lamblia causa diarréia e má absorção intestinal permanece controverso e é provável que seja multifatorial. Ela pode produzir vários graus de dano à mucosa e, ao mesmo tempo, propiciar condições na luz intestinal que poderiam prejudicar a digestão e a absorção de nutrientes.