Como salvar uma planta com excesso de água?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Aprenda Como Salvar uma Suculenta com Excesso de Água

  1. Passo 1: Inspecione as folhas suculentas. ...
  2. Passo 2: Identifique uma suculenta com excesso de água. ...
  3. Passo 3: Como salvar plantas suculentas: retire a planta do vaso. ...
  4. Passo 4: Examine toda a planta. ...
  5. Etapa 5: Deixe-a fora do recipiente. ...
  6. Passo 6: Separe o solo das raízes.

O excesso de água “afoga” as raízes, que carecem de ar e aumenta o surgimento de doenças e de fungos.

Utilize cerca de 5 cm de argila expandida no fundo do vaso. Além de ser leve é fundamental para o escoamento da água e evita que plantas e flores apodreçam com o excesso de umidade.

Normalmente, a drenagem de solo encharcado pode ser feita de diferentes maneiras, como, por exemplo, a manta geotêxtil, que conta com uma série de características positivas no sistema de drenagem.

Como secar plantas
As espécies devem ser penduradas de cabeça para baixo, dessa forma a gravidade ajuda a manter a planta reta. "É preciso secar cada flor separadamente", alerta a profissional. Quando você seca o buquê todo juntinho, você favorece a umidade que é prejudicial para o arranjo seco.

Confira algumas dicas simples de como recuperar uma planta seca e evitar sua morte

  1. Apare as folhas mortas.
  2. Apare os galhos e caules mortos.
  3. Troque a sua planta de vaso.
  4. Cheque os níveis de umidade da sua casa.
  5. Controle a luz solar.
  6. Adicione nutrientes.

Outra dica importante para reviver as suas plantinhas que estão morrendo é cortar as folhas e galhos que já estão mortos. Isso porque eles ainda podem estar usando os nutrientes e minerais importantes da planta. Se você não tem certeza de que o galho está morto, aqui vai uma dica: utilize a unha para raspar o ramo.

O primeiro passo é suspender as regas. Depois, tire a planta do vaso e exponha suas raízes, como Carol mostra no vídeo. Isso aumenta a circulação de ar (raízes também precisam de ar) e faz com que o substrato seque mais rapidamente.

A captação de água e de sais minerais, nas plantas, ocorre na sua maioria ao nível da epiderme da raiz, especialmente através dos pêlos radiculares. Estas estruturas são extensões de células epidérmicas que aumentam a área da superfície de contacto com o solo, e consequentemente a capacidade de absorção.

Basta cortar o topo da sua planta, aparar as manchas pretas, dar o corte de três a cinco dias para secar e depois propagá- lo em um novo solo. Nos cortes abaixo, você pode ver como eu cortei cada parte do caule que estava encharcada ou enegrecida.

Entretanto, é importante não deixar para muito tarde, regar durante a noite pode ser um problema, porque a água pode não evaporar o suficiente e uma atmosfera muito úmida para as plantas pode atrair fungos, bolor e mofo, sem contar que pode atrair lesmas e caracóis, que podem prejudicar as suas plantas e o seu jardim.

Neste caso, o mesmo processo deve ser feito: inserir argila expandida ou pedra brita no fundo, acima dos furos e, ao invés de inserir areia, colocar uma camada da manta. Caso não a conheça, ela é feita de material semelhante ao encontrado em filtros de ar-condicionado.

Plantando zamioculca em casa
Separe pedriscos, argila, areia e húmus para começar o cultivo. O vaso para zamioculca deve ser de, no mínimo, 20 litros. Ela não é uma planta alta, mas suas raízes são abundantes. Os pedriscos auxiliam na drenagem da água e devem ser colocados no fundo do vaso.

É imprescindível que o vaso tenha furos. Caso não haja, é preciso fazê-los. Ao permitir que o excesso de água escoe e não fique retida no fundo, as raízes não apodrecem.

Drenagem do solo é a solução. A melhor forma de evitar tantos prejuízos é a prevenção.