Como salvar o macarrão grudento?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Caso o macarrão tenha sido guardado na geladeira sem molho, existe uma dica bastante simples para "ressuscitá-lo". Ponha a massa em um escorredor ou peneira e, aqueça uma panela com água. Quando o líquido ferver, mergulhe a massa por cerca de 30 segundos, retire e incorpore-a no molho de sua preferência.

5- Colocar a massa para cozinhar ainda na água fria
Cometer esse erro é estragar por completo o seu prato. A massa quando colocada na água fria demora muito mais para ficar cozida e fica toda grudada. Quando colocada na água fervente, só esta ação em si, já é meio caminho andado para que ela não se grude.

Depois que o macarrão estiver cozido, no momento de escorrer, em vez de apoiar o escorredor na pia e despejar o conteúdo da panela, você irá colocar o escorredor dentro da própria panela e virar. Dessa forma, toda a água sairá e ficará apenas a massa dentro da panela!

É fundamental que a água esteja fervendo quando você colocar o macarrão, caso contrário, ela ficará mais tempo na água não-fervente e irá se tornar pegajosa e grudenta.

Os aglutinantes de água na farinha sem glúten são mais sensíveis. Se você aplica uma força excessiva à massa, esses agentes se rompem e soltam água. Essa água não consegue mais se ligar adequadamente e deixa a massa grudenta, já que o amido frio não processado não se liga à água.

Qual o tempo de cozimento do macarrão?

  1. Penne – 11 minutos;
  2. Fusilli – 11 minutos;
  3. Spaghetti – 9 minutos;
  4. Linguini – 10 minutos;
  5. Rigatoni – 12 minutos;
  6. Talharim – 10 minutos.
  7. Fettuccine – 8 minutos;
  8. Lasanha – 15 minutos;

Esfriar o macarrão: Lavar o macarrão em água fria para não grudar é errado, pois assim você vai tirar o amido e o molho não vai grudar na massa.

Quando armazenado corretamente, o macarrão cozido mantém seu sabor e qualidade por até seis dias, então, basta seguir as dicas: Cozinhe o macarrão “al dente”, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra o macarrão e enxágue-o bastante com água fria para parar o processo de cozimento.

Precisa colocar óleo na água? Não. Isso deixa o macarrão escorregadio e o molho que deveria grudar para trazer sabor à massa, acaba não grudando.

Quando você coloca sal na água para ferver, essa solução fica mais "resistente" a evaporar (por isso mesmo que demora para ferver). Essa "resistência" a evaporar damos o nome de pressão máxima de vapor. Então quanto mais sal, menor a pressão de vapor e mais temperatura preciso para esquentar a água do macarrão.

É importante que o macarrão seja jogada na água apenas quando a água já estiver fervendo bem, se a água não estiver quente o suficiente, o resultado final pode ser prejudicado. Uma dica é colocar a massa, tampar por alguns instantes para que volte a ferver e depois destampar para cozer.

Para verificar se o macarrão está pronto, jogue um fio da massa na parede de azulejos da cozinha. Se ele escorrer, está al dente. Se grudar, passou do ponto. E se cair, ainda precisa de mais tempo de cozimento.

Tudo o que precisa de fazer é seguir estes três passos:

  1. Encaixe o passador, com o fundo para baixo, dentro da panela.
  2. Vire a panela, enquanto agarra no passador com as duas mãos.
  3. Escorra a água toda sem nunca tirar a massa da panela.

Pasta longa precisa estar seguramente enrolada em torno do garfo. Acredite, é a maneira mais organizada de comer. Se você quebrar seu macarrão, você vai ter fios mais curtos que são muito mais difíceis de manter no garfo e que vão escorregar e espirrar molho pra todo lado.

Muitas pessoas caem no erro de quebrar a massa longa, como o espaguete e o talharim, na hora de cozinhar. Mas a verdade é que isso é um erro que não deve ser cometido, pois esse tipo de massa deve ir inteiro para a panela.

Quando a massa é colocada na água fervente, essas cadeias quebradas se expandem, absorvendo minúsculas bolhas de ar junto com a água. E essas bolhas vão para a superfície da água fervente na forma de espuma.

Sovar faz com que as cadeias de glúten sejam esticadas e alinhadas, tornando a massa mais lisa e elástica. Essa elasticidade irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa. Isso permite que o pão cresça e tenha um miolo mais aerado.

Sovar demais quebra as cadeias já formadas. De qualquer forma, uma sova mal feita vai gerar um pão massudo e pesado. Use água gelada para fazer a massa. A temperatura da massa não deve passar dos 26ºC durante a sova, para que ela não começe a fermentar antes da hora.

Fervida ou assada, a massa deve cozinhar até o ponto em que os italianos chamam de al dente, “firme para morder”. Se muito cozida, fica empapada.

Não deixe a comida ficar mais de duas horas em temperatura ambiente ou mais de uma hora em temperaturas acima de 30°C. Alimentos não cozidos, como saladas ou sanduíches frios, também devem ser consumidos ou refrigerados imediatamente.

O conservado na geladeira deve ser consumido em no máximo 3 dias.