Como saldar Erê?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 20 votos

Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!” ( a mesma dos Ibejis). Os Erês são fonte de energia e renovação.

Sua saudação no Candomblé é "Onipé Ibéjì!" (Defensor gêmeo), já na Umbanda é Oni Beijada! Axés & Magias: Os protegidos por Ibéjì são habilidosos e carismáticos.

A saudação ao Ibêji é “Bejé ó ró! La ô!” Doum – mas não eram dois Gêmeos? É dito que Cosme, Damião e Doum eram trigêmeos e que com a morte de Doum os outros dois irmãos se tornaram determinados em aprender e praticar a medicina para curar a todas as crianças, sempre de forma gratuita.

Doces crianças, oh Erês, representantes de Cosme e Damião, Que vossa santa proteção me sirva de consolo e apoio nas horas difíceis. Aceitem minha humilde oferenda que é feita com verdade e fé e interceda por mim junto ao Pai de Amor Supremo. Agradeço às Crianças!

O Erê no Candomblé, é normalmente muito irrequieto, barulhento, às vezes brigão, não gosta de tomar banho, e nas festas se não for contido pode literalmente botar fogo no oceano.

Erês de Ogum: Escudinho, Maruô, Ferrinho, soldado, joaozinho, espadinha, facão, carazinho, azulão, ferreiro.

Sob tal aspecto, os erês aparecem como divindades infantis responsáveis pela ligação entre o adorador e seu orixá. Com sua leveza de espírito e espontaneidade, o erê possibilita comunicação indireta entre o orixá e o seu seguidor. Exerce, assim, a função de representante do orixá a ser consultado.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Saudação a Ibejis
Saudação: Bejiróó! Oni Beijada! – A saudação tem significado de: “Ele é dois!”

As cores dos Orixás Ibejis são azul e rosa, seu dia da semana é o domingo e sua oferenda é o caruru, ou seja, quiabo cortado e servido com camarão, pedaços de carne ou frango, além de cebola e azeite de dendê. Durante todo o mês de setembro, é comum presentear pessoas com doces em homenagem aos Ibejis.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força.

Representações de divindades gêmeas da cultura iorubá, os Ibejis abraçam múltiplos significados e estão associados tanto à ideia de dualidade quanto ao nascimento (seja de um rio, de uma planta ou de uma pessoa), para o candomblé, representa o Orixá Erê, ou seja, o Orixá criança.

Na Umbanda, os Erês são da linha de Oxumaré (orixá que representa a cobra arco-íris e é o caminho da felicidade). São vários os nomes dos Erês, como por exemplo, Joãozinho, Aninha, Mariazinha, Zezinho.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Os erês representam espíritos de crianças que foram escravizadas, viveram em situação de fome e abandono. Por isso geralmente estão associados a comida. Como o 27 de setembro é dia de São Cosme e Damião, setembro é o mês associado aos erês, às crianças.

Continuar lendo Como saldar Oyá?