Como sair do modo Insert no vi?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Pressione a tecla [Esc] e digite Shift + Z Z para salvar e sair ou digite Shift+ Z Q para sair sem salvar as alterações feitas no arquivo .

Digite :w para salvar as modificações, :wq para salvar e sair do vi e :q! para sair sem salvar.

Ao pressionar a tecla i VIM entra no modo de inserção e mostra o texto -- INSERT -- na barra de status, indicando que estamos no modo de inserção.

Quebrar para outras linhas com o Enter , como em um editor de textos normal, ou até mesmo percorrer todo o texto. Se quiser voltar para o modo normal, basta apertar Esc .

Saindo do vim
No modo de comandos você pode utilizar os seguintes comandos para sair do vim : :q = esse comando faz com que você saia do vim sem salvar nenhuma modificação feita no arquivo. :wq = esse comando faz com que você saia do vim salvando as alterações realizadas no arquivo. :q!

Use o comando "undo": u desfaz a última mudança (pode ser repetido para diversos comandos) U desfaz todas as mudanças na última linha editada CTRL-R refaz as mudanças desfeitas (isto é, um "undo do undo").

Neste modo é feita a inserção de texto, para entrar neste modo basta pressionar a tecla i de insert ou a tecla a de append.

Para editar o arquivo usando vi basta digitar vi <arquivo> , sendo que o deve ser o nome do arquivo para edição. Após abrir o arquivo, tecle i para entrar em modo de edição.

Depois de fazer alterações em um arquivo, pressione [Esc] para mudar para o modo de comando e pressione :w e pressione [Enter] para salvar um arquivo. Para sair do Vi/Vim, use o comando :q e pressione [Enter] .

O arquivo está criado e você pode começar a inserir seu texto. Para quebrar linhas basta pressionar Enter. Quando terminado, pressione CTRL+D para sair do arquivo.

O vi é um editor de texto interativo orientado a exibição : a tela do seu terminal atua como uma janela no arquivo que você está editando. As alterações feitas no arquivo são refletidas no que você vê. Usando o vi, você pode inserir texto em qualquer lugar do arquivo com muita facilidade.

Para usar o INSERT devemos escrever INSERT INTO e o nome da tabela. Depois colocar em parênteses as colunas que terão um valor inseridos, escrever VALUES e escrever em outro parênteses os valores que serão inseridos nas colunas.

Basicamente ele tem dois modos de trabalho: o modo de operação e o modo de inserção. No modo de operação o vi espera comandos que vão realizar alguma ação. No modo de inserção, tudo que for digitado é considerado texto. O modo de operação é acessado através da tecla ESC.

Também existe o comando :saveas , que salva o arquivo com um novo nome e muda para esse novo arquivo (o arquivo original não é apagado). Para sair do editor, salvando o arquivo atual, digite :x (ou :wq ).

basta digitar vi e o nome do arquivo. vi index. html.

vi: Abre o editor vi (lê-se viai) para editar/criar arquivos.

O vim é um editor de texto compatível com o Vi . Existem muitas melhorias acima do Vi : desfazer vários níveis, várias janelas e buffers, destaque de sintaxe , edição de linha de comando , conclusão de nome de arquivo , um sistema completo de ajuda, seleção visual e outros.

Para sair do editor, pressione CTRL + X. Se tiverem sido promovidas quaisquer mudanças, o programa vai perguntar se você quer salvá-las ou não. Aperte Y para Sim ou N para Não, e então pressione Enter. Mas se não tiverem alterações, você irá sair do editor imediatamente.

:q! Da mesma forma podemos usar ! para forçar a saída e salvar. :wq!

Para desfazer uma ação, pressione Ctrl+Z. Se preferir usar o mouse, clique em Desfazer na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Você pode pressionar Desfazer (ou Ctrl+Z) várias vezes para desfazer várias etapas.