Como sair de uma dívida de 100 mil reais?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Fique ligado

  1. Amortize a dívida, não pague apenas juros. ...
  2. Defina sua capacidade de pagamento. ...
  3. Troque dívidas caras por dívidas baratas. ...
  4. Apresente garantias. ...
  5. Priorize as dívidas mais nocivas. ...
  6. Renegocie, mesmo que por via judicial. ...
  7. Cogite vender bens para amortizar a dívida.

Portanto, o banco pode sim tomar o bem, caso a dívida não seja paga. Por exemplo, se você comprar uma casa financiada por um banco e começar a atrasar as parcelas, o banco poderá entrar com um recurso exigindo o pagamento das mesmas.

Cuidado com empréstimos e juros abusivos: “Não seja como aqueles que, com um aperto de mãos, empenham-se com outros e se tornam fiadores de dívidas; Se você não tem como pagá-las, por que correr o risco de perder até a cama em que dorme?” - Provérbios 22:26-27.

De modo geral, para consolidar suas dívidas, é preciso que aconteça uma negociação com bancos ou instituições financeiras de crédito.

SPC e Serasa
Se você deixar de pagar um empréstimo pessoal, o banco também terá direito a incluir o seu CPF nos sistemas de proteção ao crédito. A Serasa é a empresa que atua diretamente nesse segmento e reúne a lista dos consumidores negativados. Essa lista é consultada principalmente pelas instituições financeiras.

Um deles é renegociar a dívida, acordando descontos sobre o valor total ou diluindo as parcelas em valores menores, que vão caber no seu bolso sem afetar tanto o orçamento. Há, ainda, a possibilidade de fazer a portabilidade da dívida de uma instituição financeira para outra.

Banco pode reter, no máximo, 30% do salário de cliente para cobrança de dívida.

Bens inalienáveis e os não sujeitos à execução
Bens inalienáveis, como bens públicos, imóveis tombados, terras ocupadas por indígenas, obras de arte e bens de família não podem ser alienados e, portanto, também não podem ser penhorados.

É importante deixar claro que o banco NÃO PODE PENHORAR BENS SEM PROCESSO NA JUSTIÇA, então aqueles sms de empresas de cobrança não é uma intimação judicial de que seus bens vão pra justiça. A verdadeira intimação judicial acontece pode correio ou por oficial de justiça e essa sim que você deve dar total atenção.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

A relação entre dívidas financeiras e o conceito de pecado é mais do que uma coincidência. Tanto o cristianismo quanto o Islã em suas origens caracterizavam a usura (a cobrança de juros excessivos pelo uso do capital) como um pecado.

SALMO 3 - Para quitar dívidas e prosperar - Com Oração Forte e Poderosa.

Existem empresas especializadas em fornecer empréstimo pessoal para pessoas com restrição no nome, a liberação depende do valor do empréstimo e os juros são mais altos, já que tem um histórico de não pagamento de contas. Faça uma simulação de empréstimos AQUI!

Ao buscar centralizar sua dívida, a primeira coisa a fazer é levantar todos os seus compromissos assumidos e identificar em qual instituição fica mais barato quitar suas obrigações. Definido o local mais vantajoso para este financiamento, comece a ir concentrando todo o seu débito nesta instituição.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.