Como sair da depressão pós separação?

Perguntado por: rbeiramar6 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

7 dicas de como superar uma separação

  1. Afaste-se das redes sociais. É difícil saber como lidar com a separação e os nossos sentimentos logo após o rompimento. ...
  2. Mude o visual. ...
  3. Mantenha-se ocupado. ...
  4. Conheça novas pessoas. ...
  5. Dê tempo aos sentimentos. ...
  6. Acompanhamento psicológico.

Confira algumas dicas a seguir:

  1. Acolha seus sentimentos. Fingir que está tudo bem quando não é bem assim pode ser bastante prejudicial;
  2. Redescubra-se. ...
  3. Pense e planeje seu futuro. ...
  4. Cuide de si mesmo. ...
  5. Permita-se. ...
  6. Conte com o apoio de amigos e familiares. ...
  7. Se necessário, conte com apoio profissional.

A dor da separação é mais intensa quando ainda existem sentimentos pelo ex-parceiro. Alguns casamentos não acabam porque o amor chega ao fim, mas por questões de incompatibilidade de crenças e estilos de vida. Até mesmo quando ocorre uma traição ou quebra da confiança, as pessoas sofrem com o término do casamento.

Depressão. Durante essa fase, a pessoa já começa a aceitar que o outro não irá mais retomar para a sua vida. Entretanto, acredita que não sairá do estado de tristeza após o término. É comum se sentir sem esperança e não acreditar em outro amor, pensar que sua vida não voltará mais a ser prazerosa.

O tratamento é realizado em duas frentes: primeiro, com a reeducação dos pais quanto às manifestações de ansiedade na frente da criança ou do adolescente; segundo, com a intervenção do psiquiatra utilizando técnicas que compõem a terapia cognitivo-comportamental.

Como desapegar de alguém – atitudes que vão fazer a diferença:

  1. 1) Cortar o contato.
  2. 2) Silenciar nas redes sociais.
  3. 3) Tire da sua vista tudo que lembra essa pessoa.
  4. 4) Avise as pessoas próximas a você sobre o que aconteceu.
  5. 5) Encontre-se com você
  6. 6) Respeite seu tempo.

Quando duas pessoas se separam, não significa que o amor tenha chegado ao fim. Talvez exista a necessidade de provar que não possuímos a pessoa amada. Talvez a vida simplesmente não esteja fluindo... Permanecer com a mesma pessoa por toda a vida é admirável, mas não significa que tenhamos aprendido a amar.

Em Mateus 5 e 19, entretanto, Jesus apresenta a cláusula de exceção, afirmando que o divórcio é inválido “a não ser por causa de infidelidade”. Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório.

RIO — Logo após o fim de um relacionamento, as mulheres são as mais atingidas. Mas a longo prazo, os homens sofrem mais. E eles podem nunca superar a dor de uma separação. Esse foi o resultado do estudo realizado por Craig Morris, um pesquisador associado da Universidade de Binghamton.

A ansiedade de separação é uma emoção normal entre 8 meses a 24 meses de idade; se persistir além do tempo normal, ou retornar mais tarde, pode ser grave o suficiente para ser considerada um transtorno.

O que muitas mulheres já sabiam, os cientistas comprovam. O divórcio pode causar síndrome do pânico, estresse pós traumático (os mesmos sintomas de militares que estão na guerra), insônia, emagrecimento excessivo e até câncer de mama.

O inconformismo com o término, o sentimento de abandono e solidão, a insatisfação com a queda no padrão de vida, o fato do ex ter estabelecido novo relacionamento, são alguns dos muitos traumas que um divórcio pode ocasionar. Fato que, torna tudo, ainda mais doloroso.

Objetivos curtos: uma boa dica é trabalhar sua mente com base em objetivos curtos, ou seja, sem pensar muito a longo prazo e em alvos (ainda) inalcançáveis. Pouco a pouco, no seu ritmo, você passará a ter mais controle sobre a própria vida e sobre as próprias emoções. O equilíbrio será alcançado naturalmente.

Os cinco estágios do luto

  • Negação.
  • Raiva.
  • Barganha ou Negociação.
  • Depressão.
  • Aceitação.

Ele agirá com indiferença, sem querer saber o que ela está fazendo de sua vida, se ela está bem ou não, e até ficará distante do mundo dela. No fundo, não significa que ele não será solidário à antiga namorada, mas se esforçará em sobrepor pensamentos de desdém à frente de seu sentimento que ainda fumega.

É muito, muito difícil mesmo.
...
Vamos às etapas a serem vividas.

  1. Luto rápido. O tempo de deletar, bloquear e parar de segui-lo ou segui-la em TODAS as redes sociais. ...
  2. Limpeza. Doe o ursinho que ganhou dele (ou dela) e dormia abraçado. ...
  3. Substituição do pensamento. ...
  4. Planejamento de nova rotina.

É preciso respeito pelo sentimento da outra pessoa e atitudes que reflitam isso. Algumas vezes a dificuldade deste parceiro em aceitar o rompimento pode ser confundida com amor. O fato dele não conseguir se separar não significa necessariamente ama o outro, pode significar posse ou outra dificuldade.

5 dicas para não se apegar

  1. 1 – Aprenda a ser feliz sozinho. Quando você aprende a ser feliz sozinho, não precisa de outra pessoa. ...
  2. 2 – Não tenha medo de desistir. Desistir não é sinal de fracasso, não, viu? ...
  3. 3 – Não alimente mágoas. ...
  4. 4- Se deixe chorar. ...
  5. 5 – Errar faz parte da vida.

Quanto tempo dura? Depende. Para cada pessoa pode durar um tempo, mas, sem manipulação de energia, terapias e conscientização, o término pode durar até metade do tempo que durou a relação, ou seja, em uma relação que durou um ano, o tempo para superá-la pode chegar a seis meses.