Como sair da crise da rosácea?

Perguntado por: lsales4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A piora da rosácea pode ser prevenida evitando-se certos alimentos, álcool, bebidas quentes e a exposição à luz solar, extremos de temperatura, vento e cosméticos. O tratamento inclui antibióticos aplicados sobre a pele ou, para algumas pessoas, por via oral.

A rosácea é uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma pele sensível, geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos dermatológicos, no geral.

8 dicas do que fazer quando a pele está irritada

  1. Hidrate a pele constantemente. ...
  2. Experimente passar um sérum. ...
  3. Aplique compressas de gelo. ...
  4. Tome um banho de aveia. ...
  5. Evite a exposição ao sol e sempre passe protetor. ...
  6. Beba bastante água. ...
  7. Evite banhos longos e quentes. ...
  8. Use um umidificador.

Atualmente estão disponíveis ativos de uso tópico como: ácido azelaico, ivermectina, metronidazol e tartarato de brimonidina; que ajudam a reduzir o número e a gravidade das lesões inflamatórias causadas pela rosácea, além de prolongar os períodos entre as crises e melhorar a aparência estética facial.

"A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Por isso, os ingredientes devem ser recomendados pelo dermatologista, que escolherá fórmulas em veículos adequados.

Gel para Pele com Rosácea Galderma Rozex 7,5mg/g com 30g

  • Galderma.
  • 30g Gel.
  • METRONIDAZOL.

Tratamentos e hábitos que amenizam a rosácea
Outras medidas que ajudam a controlar a rosácea são: “Evitar bebidas alcoólicas, temperaturas extremas, bebidas quentes, comidas muito condimentadas, noites mal dormidas, assim como o estresse. Manter hábitos saudáveis também é importante para amenizar os sinais”, concluiu.

Rosácea ocular
Acomete a região dos olhos, mais especificamente próximo aos cílios, gerando descamação e vermelhidão. Se não tratado pode evoluir e interferir na visão do paciente. Os medicamentos devem ser indicados por um oftalmologista e a área deve ser bem higienizada.

Cuidados com a pele com rosácea
A melhor opção é hidratar com produtos a base de gel-creme e usar antioxidantes também em gel-creme, nunca usar só creme ou só gel, porque o creme obstrui os poros e o gel resseca muito a pele. Além disso, é indispensável o uso de hidratante e filtro solar”, indica a expert.

Nos tipos de rosácea pápula pustulosa, ocular e fimatosa, o uso de antibióticos se faz necessário. São medicamentos a serem utilizados até que o médico dermatologista identifique o controle da doença. O tratamento pode ter duração de 3 a 6 meses, a depender de cada caso.

– Use produtos a base de aloe vera no rosto. Basta aplicar o produto ou a própria planta na parte avermelhada da pele. Isso irá ajudar a diminuir a vermelhidão e refrescar a área irritada. – Aplique iogurte natural nas áreas vermelhas.

Chá de camomila gelado
Com efeito calmante, o chá diminui a vermelhidão e a ardência provocadas pelo sol. Para dar resultado, ele deve ser aplicado de duas a três vezes ao dia. “A mistura deve ser bem concentrada: dois saquinhos de chá para um copo de água”, ensina Maria.

Sabonete Líquido Calmante 100ml Indicado para Rosácea é recomendado para peles com Rosácea ativa. Tem ação tópica e anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, antimicrobiana e fugicida. Associado ao extrato de calêndula e Aloe pode ter ação emoliente, tonificante suavizante, refrescante e restauradora de tecidos.

Limpeza: para lavar o rosto, dermatologistas recomendam o uso de um sabonete próprio para peles sensíveis, o qual contém ativos anti-inflamatórios e calmantes. O ideal é fazer movimentos leves, enxaguar com água fria e secar com uma toalha de microfibra sem pressionar muito a pele.

É um agente antiparasitário de amplo espectro derivado da avermectina. Atividades antiparasitária e anti-inflamatória, especificamente na inibição de citocinas inflamatórias. Não é um antibiótico, dessa forma, não oferece a preocupação de resistência.

Mas eles não são os únicos: para montar uma dieta bem completa, também é indicado consumir muitos vegetais frescos, proteínas, alimentos com baixo teor de açúcar e grãos - como aveia, cevada, arroz branco, granola, tapioca e pão de trigo germinado.

Caso sua vermelhidão esteja ligada à vasodilatação, o uso de cosméticos calmantes pode ser a solução. Além disso, cremes hidratantes com propriedades calmantes podem ajudar não só em casos de dilatação dos vasos sanguíneos excessiva, como também em casos de ressecamento cutâneo.

Aplique Azelan® (ácido azelaico) sobre a(s) área(s) afetada(s) duas vezes ao dia (de manhã e à noite), friccionando delicadamente. Azelan® (ácido azelaico) deve ser aplicado em pequena quantidade (aproximadamente 2,5 cm = 0,5 g de Azelan® é suficiente para toda a área do rosto).

Se você sofre de rosácea, é importante evitar o uso de gelo no rosto, pois o frio intenso pode agravar os sintomas da condição.