Como sair bem em fotos sendo feio?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Antes da foto, jogue o cabelo para a frente. Isso vai dar um pouco de volume aos fios.
...
Determine o motivo de sair bonito ou feio nas fotos.

  1. Iluminação;
  2. Olhos fechados;
  3. Rosto no ângulo errado;
  4. Não está dando o melhor dos sorrisos;
  5. Problemas estéticos, como cravos e espinhas, ou algum penteado que não ficou muito legal.

O que acontece, na verdade, é que nosso cérebro inverte a imagem exibida pela superfície reflexiva, e assim temos essa sensação de que a imagem está "errada". Na prática, o espelho não vira a imagem. O espelho mostra exatamente aquilo que está à frente dele, exibindo nossa perspectiva daquela imagem.

Por que a selfie causa estranhamento? Esse “fenômeno” é comum e acontece por causa da distância focal da lente em retratos, que afeta a aparência da pessoa, achatando ou afinando o rosto.

A ciência explica: a culpa é do espelho. Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

4 passos para valorizar o sorriso na hora de tirar selfies

  1. Encontre o seu melhor ângulo. O primeiro passo é fazer alguns testes para visualizar qual o ângulo que mais favorece o seu tipo de rosto. ...
  2. Tente sorrir naturalmente. ...
  3. Faça pequenas edições. ...
  4. Invista em tratamentos estéticos para valorizar o sorriso.

Contudo, olhar no espelho e se achar feio, quando você é uma pessoa perfeitamente normal aos olhos dos outros pode não ser apenas vaidade. Essa debilidade em enxergar-se bonito tem um nome, é chamado pela medicina de transtorno dismórfico ou dismorfofobia (a fobia do próprio corpo).

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Segundo a ciência, tudo está relacionado ao reflexo e tempo. Depois de muitas vezes durante alguns minutos na frente do espelho, nosso reflexo passa a ser cada vez mais amigável. Começamos a nos achar mais bonitos. Esse fato é chamado de “Efeito da Mera Exposição”, criado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

Assim como as selfies, as câmeras de webcams e outros dispositivos de captura de imagem podem distorcer substancialmente o rosto. Webcams, inevitavelmente gravando a curtas distâncias focais, tendem a produzir um rosto no geral mais arredondado, olhos maiores e mais afastados, e um nariz mais largo.

O espelho mostra sua história
O olho dos outros talvez não nos veja da mesma forma que nós nos vemos, e apesar disso, eles ainda são fundamentais para que a nossa imagem se forme. Em outras palavras, encontramos em nós, reflexos dos outros. Reflexos esses que nem podem ser nossos, mas estão ali, no nosso inconsciente.

Trata-se de uma ilusão de câmera, um efeito de distorção que ocorre quando a foto é capturada muito próxima ao objeto fotografado.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

As pessoas veem o oposto do que você vê no espelho. Isso ocorre porque o espelho inverte as imagens que reflete. O reflexo muda para a esquerda e para a direita em qualquer imagem que ele refletir.

Em qualquer um dos casos, o fenômeno é o mesmo – o espelho possui a propriedade de refletir a luz. Portanto, quando você está em frente a um espelho, a luz que você reflete atinge o espelho e retorna até você, fazendo exatamente o mesmo caminho, mas no sentido inverso.