Como sacar os 20% do FGTS?

Perguntado por: omaldonado . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Como fazer para sacar o FGTS?

  1. Original e cópia da identidade.
  2. Original e cópia da Carteira de Trabalho (Folhas de identificação, contrato e observações)
  3. Original do Termo de Rescisão/Homologação do Contrato de Trabalho - TRCT.
  4. Chave para saque do FGTS emitida pelo empregador.

Quando é uma demissão consensual
Nesse caso, o empregado recebe férias e 13º salário proporcional, mais metade do valor referente ao aviso prévio, 20% da multa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e acesso a até 80% dos recursos depositados na sua conta do fundo de garantia.

Na demissão sem justa causa a multa sobre o saldo do FGTS é de 40%, porém, na demissão por acordo trabalhista ela foi reduzida pela metade. Isto quer dizer que nesse caso, o empregador precisa depositar 20% sobre o saldo do FGTS. Além disso, o profissional adquire o direito de movimentar 80% desse valor.

Veja como sacar a multa rescisória em caso de demissão
O depósito deve ocorrer no prazo de 10 dias. Dessa forma, o trabalhador irá sacar a multa rescisória juntamente com o saldo do FGTS, caso esteja inserido na modalidade Saque-Rescisão. Se estiver no Saque-Aniversário, irá retirar exclusivamente o valor da multa.

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

Quem faz saque-aniversário pode sacar FGTS de rescisão? O cidadão que escolhe o saque-aniversário abre mão automaticamente do saque-rescisão. Só é possível ter acesso a uma das opções de saque por vez.

Em caso de bloqueio pelo saque-aniversário
Para desbloquear, o trabalhador deve retornar à modalidade de rescisão. No entanto, a mudança só terá efeito após 2 anos, contados a partir da data de solicitação de retorno. O pedido pode ser feito pelo aplicativo FGTS (iOS e Android) ou pelo site da Caixa.

O saque do FGTS Retido 2022 só é permitido quando houver demissão sem justa causa ou em situações em que o FGTS está inativo por um período superior a três anos e não foi assinada carteira de trabalho. Para serem depositados no Fundo de Garantia é necessário haver um contrato formal entre empregador e trabalhador.

As vezes, quando em menor gravidade, o descumprimento de alguma cláusula pode ensejar apenas a aplicação de uma multa, por exemplo, no intuito de se evitar a prática reiterada de determinado ato...., sob pena de multa proporcional pelo período não cumprido, geralmente correspondente a 20% (vinte por cento) do saldo ...

De acordo com a CLT, já atualizada com a Reforma Trabalhista, o prazo para pagamento das verbas rescisórias em caso de aviso prévio indenizado ou trabalhado é de 10 dias corridos após o término do contrato de trabalho.

Além das verbas rescisórias, o empregado tem direito a uma multa de 40% sobre o valor total do FGTS e ao saque integral do benefício. Além disso, pode receber seguro-desemprego, caso tenha trabalhado 12 dos últimos 18 meses.

Dessa maneira, fica claro que a legislação garante ao trabalhador o direito a: metade do aviso-prévio indenizado; metade da multa rescisória de 40% sobre o valor do saldo de FGTS; integralidade das demais verbas rescisórias.

Mesmo que as verbas trabalhistas sejam menores, o correto é realizar este acordo.
...
Rescisão em comum acordo

  1. Metade do aviso prévio;
  2. 20% da multa sobre o FGTS;
  3. Saque do FGTS, limitado até 80% do valor dos depósitos.
  4. Saldo de salário;
  5. Férias vencidas e proporcionais acrescidas de 1/3;
  6. 13º Salário proporcional.

É uma indenização que o colaborador deve receber a multa rescisória no valor de 40% referente a contribuição do FGTS, mas a partir de 2022, o depósito é feito na conta da Caixa Econômica Federal, no contrato de trabalho vinculado com a empresa e dados do colaborador.

O que é a multa rescisória? É uma indenização que o colaborador deve receber a multa rescisória no valor de 40% referente a contribuição do FGTS, mas a partir de 2022, o depósito é feito na conta da Caixa Econômica Federal, no contrato de trabalho vinculado com a empresa e dados do colaborador.

Basta acompanhar tudo pelo APP FGTS de forma simples, fácil e ágil! Acesse o APP FGTS e informe o canal que deseja receber o saldo de sua conta FGTS. Você pode: Cadastrar uma conta bancária CAIXA ou de qualquer Instituição Financeira de sua titularidade para recebimento do Saldo do FGTS; ou.

O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos Saques-Aniversários futuros. Trabalhador com Saque-Rescisão do FGTS: quando demitido sem justa causa, tem direito ao saque integral da conta do FGTS, incluindo a multa rescisória, quando devida.

Se o trabalhador pediu demissão e não quer trabalhar os 30 dias do aviso prévio porque vai para outro emprego, terá de pagar uma multa no valor de um salário mensal. Essa multa é conhecida como “aviso prévio indenizado pelo trabalhador”.

As pessoas que optaram pelo saque-aniversário perdem direito somente ao saque integral do fundo de garantia no caso de uma demissão sem justa causa. O contribuinte continua a ter direito a todos os saldos rescisórios do contrato de trabalho e a multa de 40% do fundo de garantia.