Como saber sua nota do Enade?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Os resultados do Enade são divulgados no portal do Inep, por meio de relatórios síntese de área, relatórios de curso e de instituições de educação superior bem como dos microdados do Enade. O Conceito Enade e o IDD estarão disponíveis no portal do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União.

O conceito máximo (5) foi conquistado por nove cursos de diferentes áreas do conhecimento: ciências biológicas (licenciatura e bacharelado), história, física, matemática, letras-português (licenciatura diurno e noturno), pedagogia e educação física.

Resultado – O resultado dos recursos será divulgado no dia 27 de fevereiro, no Sistema Enade. Aqueles que tiverem a solicitação deferida e tiverem preenchido o Questionário do Estudante no período estabelecido em edital, serão regularizados, automaticamente, no Enade 2022.

O acesso ao resultado individual obtido no Enade é restrito ao concluinte ou ingressante que tenha participado da prova, conforme legislação vigente.

A performance varia de 1 a 5. As que atingem as notas de 1 a 2 são avaliadas como insatisfatórias. A nota 3 propicia atingir um conceito satisfatório. As faculdades e universidades com notas 4 e 5 são consideradas pelo MEC com alto nível de qualidade.

As inscrições no Enade 2023 começarão no dia 27 de junho e terminarão em 31 de agosto. Pelo cronograma, as provas serão aplicadas em 26 de novembro de 2023, a divulgação do gabarito ocorrerá em 8 de dezembro e a divulgação dos resultados no dia 10 de setembro de 2024.

dia 26 de novembro

Nesta sexta-feira, 26 de maio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no Diário Oficial da União (DOU), o edital do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2023. A aplicação das provas ocorrerá no dia 26 de novembro.

Estudante que deixou de fazer o Enade pode pedir dispensa
O pedido deve ser apresentado, com a justificativa da ausência, à instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado.

Até o momento, mesmo se tirar nota baixa na avaliação, o aluno não é reprovado no Enade. Mas é importante lembrar que quanto melhor a pontuação, melhor o seu diploma no curso e na faculdade irão valer no mercado, visto que com uma pontuação maior, a instituição será mais bem vista no mercado de trabalho.

A nota 4 mostra que a instituição está acima da média, ou seja, vai além do mínimo exigido pelo MEC. E, finalmente, a nota 5 é a máxima e reflete a excelência de uma instituição.

Quando falta à prova, o estudante incorre em irregularidade junto ao ENADE, geralmente solucionada a partir de setembro do ano seguinte à realização do exame, mas não tem seus resultados individuais computados no cálculo do ENADE e o curso não tem conceito atribuído a partir do seu desempenho.

O Enade é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores no sistema federal de educação superior. Ele é um componente da avaliação que sozinho corresponde a cerca de 55% do CPC – Conceito Preliminar de Curso – uma das modalidades de avaliação do SINAES.

Durante a prova, o estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

Enade 2021 foi realizado no dia 14 de novembro do ano passado.

Todos os alunos fazem Enade ou só os que forem selecionados pelo Inep? Todos os INGRESSANTES e CONCLUINTES das áreas/cursos/habilitações definidos pelo MEC/Inep, devem ser inscritos para participar do Enade, sendo que apenas os alunos concluintes respondem ao questionário do estudante e realizam a prova.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o ...

Dessa forma, é possível chegar aos conceitos que variam de 1 a 5. As graduações com nota 3 estão dentro do rendimento comum ou próximo a ele. As notas 1 e 2 mostram que o curso está abaixo das expectativas. Os conceitos 4 e 5 indicam que a graduação avaliada está com uma performance superior à média das demais.

Realmente, a legislação aponta que a participação no ENADE é requisito para a obtenção de diploma (colação de grau) e, também, que é responsabilidade da IES a inscrição do aluno no ENADE. Caso não o faça o aluno não pode ser impedido de colar grau, pois se trata de fato alheio à sua vontade.