Como saber se vou ter um aneurisma?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Como identificar um aneurisma: sintomas

  1. Dor de cabeça súbita e intensa, frequentemente descrita como “a pior dor de cabeça da minha vida”;
  2. Náusea/vômito;
  3. Torcicolo;
  4. Visão turva ou dupla;
  5. Sensibilidade à luz;
  6. Apreensão;
  7. Pálpebra caída;
  8. Uma pupila dilatada;

Aneurisma cerebral: conheça os sintomas
Deste modo, o principal sintoma quando um aneurisma sangra é uma dor de cabeça, súbita, intensa, a pior dor de cabeça já referida pelo paciente. Ela é conhecida como cefaleia em trovoada, devido a esta sensação de dor.

Aneurisma de Aorta: Sintomas
Entre os sintomas mais comuns, estão dor intensa no peito, costas, abdômen e região lateral do corpo. Casos com ruptura podem apresentar falta de ar, aumento da frequência cardíaca e queda de pressão.

Não existe maneira conhecida de se prevenir a formação de um aneurisma cerebral. Dessa forma, é preciso manter a atenção ao risco familiar, fator mais determinante para o seu desenvolvimento, assim como o controle clínico por profissional experiente, principalmente em casos com história familiar da doença.

Quando um aneurisma se expande rapidamente, está prestes a se romper ou já se rompeu, alguns sintomas podem aparecer de maneira brusca, como dor forte ou persistente no abdômen ou nas costas; náuseas e vômitos; frequência cardíaca acelerada; queda de pressão e choque hemorrágico, quando ocorre grande perda de sangue.

Um aneurisma geralmente só causa cefaleia quando rompe. Isto causa uma hemorragia súbita no cérebro e leva a um tipo de dor de cabeça muito intensa, “explosiva”, podendo ser associada a náuseas, vômitos e muitas vezes perda de consciência, podendo levar à morte ou sequelas importantes.

Tomografia Computadorizada (TC)
É um método não invasivo de diagnóstico do aneurisma cerebral que utiliza radiação ionizante, usado rotineiramente para avaliar as complicações como ruptura e consequente hemorragia subaracnoídea (HSA) ou hematoma do parênquima encefálico (tecido cerebral).

Ressonância magnética é exame importante para detectar aneurismas cerebrais. A ressonância magnética é considerada um dos exames por imagem mais precisos e eficazes na hora de detectar e diagnosticar patologias.

Os dois principais fatores que se conhece são o tabagismo e a pressão alta. Então, fumar está associado a uma maior incidência e maior taxa de ruptura de um aneurisma cerebral e a pressão alta crônica também.

A melhor forma de prevenir o rompimento de um Aneurisma Cerebral que pode causar o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico é tendo hábitos saudáveis, ter uma alimentação balanceada, eliminar o fumo, evitar bebidas alcóolicas, praticar atividade física, além de realizar consultas e exames de rotina com um cardiologista, ...

Apenas 30% a 40% dos pacientes conseguem ter vida normal após ruptura do aneurisma se forem tratados corretamente.

Qual a diferença entre: Aneurisma e derrame (AVC)?
HEMORRÁGICO: quando há o rompimento de vasos sanguíneos com conseqüente sangramento para dentro da cabeça. O AVC hemorrágico é menos comum (15% dos casos), porém são frequentemente mais mortais.

O aneurisma ocorre quando um vaso sanguíneo ou artéria se dilatam de forma anormal, devido a uma falha muscular da parede da artéria. Das duas ocorrências o aneurisma cerebral é considerado o mais perigoso, pois ao romper-se dentro da cabeça produz lesão e aumento da pressão intracraniana, podendo causar a morte.

É importante buscar assistência médica imediata em casos de dor de cabeça forte, que surge de repente ou persiste por dias, que não cede com o uso de analgésicos comuns e está associada a sintomas como confusão mental, sonolência, febre alta, desmaios, convulsões, rigidez da nuca, vômitos ou alterações motoras.

As pontadas na cabeça normalmente acontecem devido à fatores que não estão ligados a problemas neurológicos ou dores de cabeça, mas sim a noites mal dormidas, excesso de estresse, resfriados, cansaço ou até mesmo desidratação. Ou, ainda, pode ser um sintoma de outros problemas, como contraturas cervicais, etc.

A mais comum delas é a Cefaleia Tensional, geralmente sentida como um aperto ao redor do crânio e não muito intensa.

É perigoso dormir com dor de cabeça? A dor de cabeça, como vimos anteriormente, pode ter mais de 100 causas, segundo dados da Sociedade Internacional de Cefaléias. A maioria das dores de cabeça não apresentam riscos graves à vida. Assim, como regra geral, não é perigoso dormir com dor de cabeça.

Ter enxaqueca não aumenta as chances de aneurisma. Aneurisma e enxaqueca são doenças totalmente separadas, distintas, uma da outra. O aneurisma, infelizmente, quase sempre se manifesta de surpresa, de uma vez só.

Um aneurisma cerebral é uma dilatação em um vaso sanguíneo dentro ou ao redor do cérebro. A pressão constante do fluxo sanguíneo empurra a parte dilatada para fora, criando uma protuberância semelhante a uma bolha. Quando o sangue corre para essa protuberância, o aneurisma se estende ainda mais.

Aneurisma da aorta abdominal
Dos aneurismas da aorta, é o tipo mais comum. Ocorre na parte da aorta que atravessa o abdômen.

O tabagismo e a pressão alta não controlada são os principais fatores de risco para a formação ou ruptura de um aneurisma. Além disso, acredita-se que os aneurismas abdominais estejam relacionados à aterosclerose, caracterizada pela formação de placas de gordura nas artérias, o que dificulta a passagem de sangue.