Como saber se vou ter câncer?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o teste de papanicolau, bem como mamografia, colonoscopia e sangue oculto nas fezes são exemplos de testes e exames utilizados para rastreamento do câncer.

Exames para detectar câncer incluem mamografia, tomografia e radiografia. Saiba mais! A realização de exame para detectar câncer é fundamental para que a patologia seja identificada precocemente, contribuindo imensamente nas chances de cura e melhores prognósticos.

Muitos esperam ter sintomas como dificuldade ou dor para urinar, sensação de urina presa, frequência urinária muito aumentada ou qualquer outro. Mas a grande verdade é que no início não existe nenhum sintoma que possa indicar que o homem está com câncer.

Um câncer pode apresentar sintomas diversos (veja a seguir), mas há alguns sinais importantes. “Por exemplo, feridas que não cicatrizam, aparecimento ou crescimento de nódulos, perda de peso sem justificativa, surgimento de sangramento vaginal ou por via intestinal e dor persistente”, elenca o Dr.

O mapeamento genético consiste em um exame simples, realizado a partir da amostra de sangue ou saliva com material genético do paciente, para realizar o sequenciamento do DNA e identificar mutações genéticas que podem predispor o paciente a desenvolver câncer futuramente.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o teste de papanicolau, bem como mamografia, colonoscopia e sangue oculto nas fezes são exemplos de testes e exames utilizados para rastreamento do câncer.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer são: atividade física, tabagismo, alimentação, peso corporal, hábitos sexuais, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Ter uma alimentação adequada e saudável contribui para a prevenção do câncer. Para isso é importante que a alimentação seja baseada em alimentos in natura ou minimamente processados (como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas), e evitar os alimentos e bebidas ultraprocessados.

Você já reparou que o coração é o único órgão que não tem câncer? Sabe por quê?

Biópsia. A biópsia é um procedimento que é usado para diagnosticar o câncer em qualquer parte do corpo. Durante a biópsia, um médico remove uma amostra de tecido suspeito e examina a amostra.

Segundo Andrade, o câncer de ovário é o tumor mais silencioso porque, em estágio inicial, não se manifesta. O órgão também possui muitas limitações de posicionamento, dificultando sua visualização em exames de imagem.

O termo “pré-câncer” é utilizado para descrever uma condição pré-maligna ou neoplasia pré-cancerosa, que consiste em uma lesão ou tumor que provoca a multiplicação de células normais, aumentando o risco de desenvolver algum câncer.

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Chance está ligada ao fato de as pessoas com maior estatura terem mais células, dizem pesquisadores. Pessoas altas têm um risco maior de desenvolver câncer, em parte porque elas têm mais células para que a doença se espalhe, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira.

Alguns tipos chamam a atenção por estarem relacionados às formas hereditárias, como câncer de mama triplo negativo, câncer de mama em homens, câncer de ovário, câncer colorretal (com ausência da expressão das proteínas MSH2, MLH1, PMS2 e MSH6), câncer gástrico do tipo difuso e tumores adrenocorticais em crianças.

De acordo com França, o câncer de pâncreas é um tumor que cresce rapidamente e de forma silenciosa, dificultando sua detecção e as chances de cura. Sem tratamento, ele tende a se espalhar por outras partes do corpo, causando a chamada metástase.

Os testes genéticos são geralmente solicitados por um médico. O teste é feito em uma pequena amostra de líquido corporal ou tecido, geralmente sangue, mas, às vezes, saliva, células internas da bochecha, pele ou líquido amniótico. A amostra é enviada para um laboratório especializado em testes genéticos.

A análise de amostras de urina e sangue podem detectar a presença de 14 tipos de câncer, mesmo em estágios iniciais, de acordo com um estudo publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS).