Como saber se você tem rinite ou sinusite?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

A principal diferença entre sinusite e rinite é o local onde elas acontecem. Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz.

A rinite é a inflamação da mucosa nasal, que geralmente acontece na alergia, e que se manifesta com espirros frequentes, coriza, olhos lacrimejantes e sensação de ardência nos olhos, nariz e boca.

Aconselho que procure um Alergista para, através do teste alérgico, exame físico e entrevista possa ser feito seu diagnóstico e o melhor tratamento para seu caso. O otorrinolaringologista e o especialista que poderá fazer uma melhor avaliação quanto a fatores anatômicos e funcionais da cavidade nasal.

Diagnóstico da Rinite Alérgica
A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.

Diferentemente das gripes e resfriados, o muco nasal da rinite alérgica se apresenta claro e pouco espesso. Além disso, nesse tipo de alergia, não há a manifestação de febre nem de dores musculares.

Existem vários tipos de medicamentos disponíveis na farmácia que podem ser prescritos pelo médico para tratar uma sinusite:

  1. Soluções salinas. ...
  2. Corticoides. ...
  3. Descongestionantes. ...
  4. Antibióticos. ...
  5. Analgésicos e anti-inflamatórios. ...
  6. Antialérgicos.

A rinite alérgica se manifesta quando a pessoa entra em contato com determinados “gatilhos”, como: pelos de animais, descamação de pele, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura, contato com ácaros (animais microscópicos que se alimentam de fungos e ...

A rinite crônica é a forma grave da rinite alérgica, em que há inflamação das fossas nasais que se manifesta frequentemente através de crises alérgicas intensas por mais de 3 meses consecutivos, resultando em nariz escorrendo com frequência, espirros constantes e nariz entupido.

A rinite pode ser desencadeada ou agravada pela exposição a microrganismos como vírus, bactérias ou alérgenos que ficam dispersos no ar e penetrarem no epitélio respiratório. Os mais comuns são os oriundos de ácaros da poeira, de baratas, de fungos, pelos, saliva e urina de animais domésticos.

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades [espaços internos] anexas às vias aéreas superiores. Essas estruturas são revestidas por um tecido que produz muco. Além de filtrar o ar, elas fazem com que o catarro seja engolido ao invés de ir para o pulmão.

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.

Quais são os exames para sinusite?

  1. Raio-x. O raio-x dos seios da face é o exame mais adequado para diagnosticar um quadro de sinusite ou de rinossinusite. ...
  2. Tomografia computadorizada. ...
  3. Endoscopia nasal. ...
  4. Culturas nasais.

Crises de rinite alérgica podem durar alguns dias, semanas ou até meses, conforme o tempo de exposição da pessoa a determinado alérgeno (substância responsável por causar a crise alérgica).

Como prevenir crises de rinite e sinusite durante o período de clima seco

  1. Evite a poeira. Os ácaros são um dos principais inimigos da saúde respiratória. ...
  2. Manter a hidratação em dia. ...
  3. Ter hábitos saudáveis. ...
  4. Colocar uma bacia de água no ambiente. ...
  5. Procurar atendimento médico.

Enquanto a rinite é uma inflamação das fossas nasais, a sinusite acontece na face, em torno e acima do nariz. Além disso, os sintomas da sinusite costumam ser mais graves, como veremos adiante. Porém, a rinite também incomoda bastante, sendo uma manifestação mais aguda.

O mesmo acontece com o sorvete, que contém caseína, resultando em congestão nasal. Ao incorporar os que são bons alimentos para a sinusite em sua dieta, você não estará cuidando apenas dos seus seios nasais, mas também irá reduzir como um todo a inflamação em seu corpo.

Analgésicos e anti-inflamatórios para sinusite
Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

Por último, é importante lembrar que a rinite não tem "cura" na maior parte dos casos, mas tem tratamento, embora possa melhorar sozinha com o tempo. Já a sinusite, ao contrário, tem cura na maior parte dos casos, inclusive a sinusite crônica, algumas vezes necessitando de algum tipo de intervenção cirúrgica para isso.

A rinite e a sinusite podem aparecer juntas
Às vezes, a inflamação da mucosa nasal acaba se estendendo aos seios da face. |Ambas situações favorecem proliferação bacteriana e aparecimento da Sinusite Bacteriana. Daí a importância de higiene nasal e tratamento precoce da Rinite!