Como saber se você tem descendência indígena?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Sobre Heritage Scanner
Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance. O app possui um algoritmo capaz de analisar as imagens a fim de localizar traços que correspondem a registros de seus antepassados até que seja possível determinar um local ou etnia de origem.

Aplicativo FamilySearch está disponível para Android e iPhone (iOS) e ajuda a localizar a origem do seu sobrenome, dando informações como nome, cidade e ano de nascimento; veja tutorial. É possível descobrir a descendência do seu sobrenome com o app FamilySearch, disponível para celulares Android e iPhone (iOS).

O site Ancestry é uma ferramenta gratuita que te ajuda nessa pesquisa. Você pode ver dados detalhados sobre a história de um sobrenome e documentos com registros históricos pelo mundo. A seguir, conheça os recursos do Ancestry e descubra a origem do seu sobrenome.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

No caso dos indígenas, a lei define que o critério de etnia para ter direito à reserva de vagas é autodeclaratório, de forma que o único documento exigido é a declaração do próprio candidato afirmando pertencer a determinado grupo.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro.

Os traços do nariz e da boca, a cor dos olhos e do cabelo, o tom e o tipo de pele. Todas essas características são herdadas das nossas mães, e dos nossos pais, claro.

Procure pelo app FamilySearch no Google Play ou App Store. Após feito o download, abra o app e toque em "Procurar um antepassado". Passo 2. Para descobrir a sua descendência, preencha o campo do sobrenome e toque em "Procurar".

Somos todos descendentes dos Homo sapiens originados na África. Graças à genética, sabemos que todos os Homo sapiens são descendentes de uma mulher africana que viveu há cerca de 200 mil anos.

Faça busca em sites de mapeamento familiar
Forebears – apesar do site não oferecer uma busca completa sobre a sua árvore genealógica, ele fornece a origem do seu sobrenome, o que já pode ser uma dica para na sua busca pela ascendência portuguesa.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

Hoje, pelo MyHeritage, um teste mais completo, sobre dezenas de condições de saúde e doenças, sai por R$ 799. E laboratórios brasileiros estão entrando neste negócio. No Genera, o exame de ancestralidade sai por R$ 199. Esse é o mesmo valor cobrado pelo MeuDNA, ligado ao Mendelics, um dos pioneiros no país.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.