Como saber se você tem bloqueio emocional?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Alguns sintomas que podem ser reflexo de bloqueio emocional são: apatia ou falta de interesse em se envolver com outras pessoas; dificuldade de expressar emoções e sentimentos; ter pensamentos negativos na maior parte do tempo; ansiedade descontrolada; irritabilidade; sensação de frustração; insegurança; estresse ...

O bloqueio emocional se origina da falta de segurança, medo e desconfiança em nossas próprias capacidades. Entretanto, a força desses elementos pode criar uma barreira difícil de quebrar. Isso pode comprometer a nossa postura no mundo e invalidar qualquer intenção de nos recuperar.

São diversas as consequências que um bloqueio emocional traz para a vida de uma pessoa. Em muitos casos, ela se sente paralisada, sem conseguir avançar em determinados aspectos – como relacionamentos amorosos ou carreira.

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

O bloqueio mental é uma repressão que o cérebro gera a um fato traumático ocorrido. Nesses casos, a dor da emoção provocada pelo acontecimento se torna insuportável de sentir, então o cérebro lança esse fato para o inconsciente, com o objetivo de proteger o sujeito..

A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc. Pode se isolar e perder oportunidades de relacionamento e convívio social.

Assim, veja 6 maneiras de fazer uma limpeza emocional:

  1. Separe um tempo para o autocuidado.
  2. Fique longe das redes sociais por um tempo.
  3. Faça o mesmo com as notícias.
  4. Desenvolva hobbies ou passatempos saudáveis.
  5. Faça um detox de reclamações.

Ganhe confiança: uma das formas de se aproximar de pessoas fechadas é não pressioná-las a se abrirem. Utilize seus momentos com a pessoa e fale sobre sua vida sem esperar nada em troca. Agindo de maneira altruísta você poderá ganhar a confiança dela mais facilmente e quem sabe quebrar um bloqueio.

O melhor que tem a fazer é procurar ajuda de uma terapia para que, além de compreender o que se passa consigo, possa desenvolver novas maneiras de sentir, de se relacionar com as pessoas e de viver respeitando a vida humana. É interessante investigar seu estado emocional.

A primeira razão pela qual você não encontra o amor da sua vida é porque ele não existe. Pelo menos, não existe nesses termos de alguém predestinado a ocupar um lugar extraordinário no seu coração. Não existe uma pessoa única com a qual podemos ser felizes em um relacionamento, existem muitas.

Quando a pessoa se questiona sobre namorar, é porque já tentou várias vezes, por diversos caminhos e não teve sucesso. Costumam ser pessoas que sentem muita solidão, mas por outro lado são tímidas e acham difícil sair e fazer amigos. Isso aumenta a sensação de desolamento, pois se acham inadequados e sem graça.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Aprenda 5 dicas para usar o poder da mente a seu favor

  1. Imagine. Saiba desfrutar de sua mente. ...
  2. Distraia-se. Pense em coisas boas. ...
  3. Visualize seu treino. ...
  4. Seja autoconfiante. ...
  5. Finja não ter defeitos.

A seguir, confira alguns bloqueios mentais que costumam ser comuns aos empreendedores, além de sugestões para acabar com cada um deles:

  • Pensar pequeno. ...
  • Sensação de insegurança. ...
  • Ter medo de errar. ...
  • Tomar decisões às escuras. ...
  • Não ter foco. ...
  • Dificultar decisões. ...
  • Fazer manipulação motivacional.

3 - Privação emocional:
Este esquema refere-se a crença que as necessidade emocionais primárias nunca serão atendidas. Estas necessidades incluem maternagem, empatia, afeto, proteção, aconselhamento e carinho por parte dos outros. Expectativa de que não receberá apoio emocional, não será adequadamente atendida.