Como saber se você está com problema nos rins?

Perguntado por: vsilva . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

A ultrassonografia de rins e vias urinárias é utilizado para avaliar e o diagnosticar alterações no aparelho urinário (constituído por rins, ureteres, uretra e bexiga). Exames periódicos como este são indicados quando existe a suspeita de malformações anatômicas, refluxo e a presença de cálculos ou tumores.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

“Entre os principais sintomas que acusam problemas nos rins estão a presença de urina no sangue (hematúria), o aparecimento de espuma ao urinar, as dores na região lombar ou próxima aos rins, a frequente necessidade de urinar durante o sono noturno ou ausência de urina, além de indícios que também são comuns a outras ...

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.

No caso de a urina apresentar tons amarronzados, a coloração pode indicar desidratação severa e disfunção renal. Pode estar relacionada ao uso de medicação, alimentos ou ser indício de infecção bacteriana. Essa coloração indica presença da bile, relacionada à lesão no fígado, como inflamação e hepatite.

Pedra nos rins X dor nas costas
A principal diferença entre a dor nas costas daquela causada por cálculo renal é que o ponto focal da primeira costuma ser na região lombar. Suas principais causas envolvem trabalho pesado, má postura e ficar sentado ou em pé por muito tempo.

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor se manifesta sem que haja movimento. A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Veja a seguir quais são as principais doenças renais:

  • Cálculo renal. Esse problema, também conhecido como “pedra nos rins“, caracteriza-se pela formação de cristais ou agregados de elementos como o cálcio, o oxalato e o ácido úrico. ...
  • Doença policística renal. ...
  • Cisto renal. ...
  • Hidronefrose. ...
  • Insuficiência renal.

Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia. Devido a esse acúmulo e a diminuição da produção de alguns hormônios, a pessoa começa a se sentir doente.

Se você tiver insuficiência renal aguda, pode precisar de diálise por apenas alguns dias ou semanas, enquanto seus rins se recuperam. Se os seus rins estão prejudicados demais para recuperar a sua função, então você precisará de diálise por mais tempo ou de um transplante de rim.

O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal.