Como saber se você está com infecção intestinal?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Sintomas de infecção intestinal

  1. Dor no abdômen;
  2. Fezes de coloração variada;
  3. Distensão abdominal;
  4. Flatulência;
  5. Calafrios;
  6. Fadiga;
  7. Perda de apetite;
  8. Boca seca;

O exame de fezes é um dos exames solicitados para detectar a doença. Inclusive, com ele, é possível determinar qual tipo de agente infeccioso está presente no organismo. Além disso, exames de sangue e uma avaliação clínica também são recomendados para investigar e diagnosticar o quadro.

Seis ou mais evacuações de fezes não formadas em 24 horas ou duração dos sintomas por mais de 48 horas; Dor abdominal intensa; Uso recente de antibióticos ou pacientes hospitalizados; Diarreia em idosos (=70 anos) ou em imunocomprometidos.

Entenda a infecção intestinal
Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias. Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada.

A indicação em casos de gastroenterite é que se evite ingerir alimentos ricos em fibra, gordura e açúcares, ultraprocessados e refinados durante e até 10 a 15 dias após a doença. Isso porque o estômago fica debilitado e a digestão, deficiente.

Suco de laranja tem potencial para equilibrar a microbiota intestinal.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar.

Alguns sintomas que podem ser causados por infecções:

  1. Febre;
  2. Dor no local infectado;
  3. Aparecimento de pus;
  4. Dores musculares;
  5. Diarreias;
  6. Fadiga;
  7. Tosse.

O intestino inflamado pode acontecer devido ao consumo de alimentos e água contaminados com bactérias ou vírus, ou ser consequência da realização de radioterapia ou uso frequente de medicamento, causando sintomas como diarreia intensa, febre, náusea, vômito, perda do apetite e presença de muco nas fezes.

A diarreia geralmente é o primeiro sintoma de gastroenterite. Ela se inicia de forma intensa e necessita ser controlada para não causar desidratação severa no paciente. As fezes costumam ter consistência amolecida, com ou sem a presença de sangue e muco, acompanhada de dor de barriga e cólicas intestinais.

"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.

Diarreia aguda: 14 dias ou menos de duração. Diarreia persistente: entre 14 e 30 dias de duração. Diarreia crônica: mais de 30 dias de duração.

Diarreia comum: Caracteriza-se normalmente por provocar apenas fezes soltas e aguadas e durar no máximo 2 semanas. Ocorre mais em crianças. Pode estar associada a uma combinação de estresse, remédios e alimentos.

Quanto tempo dura a inflamação? A inflamação no intestino pode durar cerca de cinco dias, e os sintomas podem permanecer por até 15 dias. Na maior parte dos casos, o quadro melhora sozinho, principalmente se for causado por vírus ou bactéria.

Sintomas de intoxicação alimentar
Independentemente do micro-organismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Ciprofloxacino: 15 mg/kg a cada 12 horas, via oral, por 3 dias. Ceftriaxona: 50 a 100mg/kg, intramuscular, uma vez ao dia, por 2 a 5 dias, como alternativa.

Os remédios mais recomendados para cortar a diarreia são:

  1. Tiorfan;
  2. Avide;
  3. Magnostase;
  4. Passifuril;
  5. Imosec.

Muitas vezes, a diarreia é autolimitada, ou seja, se cura sozinha depois de alguns dias. Nesses casos, basta ingerir bastante líquido e bebidas que ajudam a repor os sais minerais perdidos, como soro caseiro e preparações líquidas vendidas em farmácias. Além de se alimentar bem até que o organismo se recupere.

Não deixe de buscar orientação médica.

  1. Hidratação. A hidratação é o remédio para diarreia mais importante de todos; pois a desidratação causada pela diarreia pode ser fatal, principalmente em crianças e idosos. ...
  2. Probióticos. ...
  3. Alimentos para ingerir. ...
  4. Alimentos para evitar. ...
  5. Gengibre. ...
  6. Chá de pitanga.

INGIRA PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS NATURAIS. Probióticos são bactérias boas que equilibram nossa saúde intestinal e podem ser encontrados tanto em suplementos como em alimentos, como iogurtes, leites fermentados, kefir e alimentos fermentados naturalmente como Kombucha, Kimchi e Chucrute.