Como saber se você está com gripe ou Covid?

Perguntado por: omoreira5 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Quais são os principais sintomas da gripe?

  1. Febre. É comum que um quadro de gripe apresente febre superior a 38°C, mas isso não significa que não é preciso estar atento ao sintoma nem buscar manter a temperatura sob controle de acordo com a orientação médica.
  2. Dor de garganta. ...
  3. Tosse. ...
  4. Dor no corpo. ...
  5. Dor de cabeça.

Tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações são sintomas que têm confundido muitas pessoas nas últimas semanas. Os sinais podem ser indicativos tanto de Covid-19 quanto de H3N2, variante do vírus influenza A.

Com a Ômicron, a gente vê uma diminuição dos eventos de perda de olfato e paladar e um aumento de dor de garganta e sintomas respiratórios, como obstrução nasal e coriza”, afirma o presidente da SBI.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.

Este exame deve ser feito a partir do 21° dia do início dos sintomas, suspeita de exposição ou após vacina contra Covid-19, já que é necessário aguardar a resposta imunológica do organismo.

Os sintomas da covid longa permanecem indefinidamente ou somem depois de um tempo? Entenda o que já se sabe sobre a duração da síndrome e por quanto tempo duram os sintomas da covid. Quase três anos após o início da pandemia da covid-19, alguns pacientes ainda relatam sequelas da doença.

Os sintomas são febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Como é feito o tratamento dessa doença?

  • analgésicos, para a dor no corpo;
  • antitérmicos, para a febre;
  • anti-inflamatórios, para problemas como as infecções de garganta;
  • xaropes para a tosse ou para ajudar na eliminação de secreções.

A maioria das pessoas acometidas por esse vírus apresentam sintomas leves a moderados e se recuperam sem tratamento especial.
...
Os principais sintomas são:

  • Febre.
  • Tosse seca.
  • Cansaço.
  • Perda de paladar.
  • Perda de olfato.
  • SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Nebraska, publicado pelo Centro de Controle de Doenças do EUA (CDC), o período de incubação da ômicron no organismo é de três dias. Ou seja, a pessoa com o vírus desenvolve os sintomas mais rapidamente do que quando é infectada pelas demais variantes.

A doença tem início, em geral, com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias.

Nirmatrelvir para tratamento de casos graves da variante ômicron - PEBMED.

Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle. Como o vírus afeta a respiração, outra recomendação é utilizar umidificador de ar no quarto e tomar banho quente. Essa indicação serve para aliviar a tosse e dor de garganta.