Como saber se você está arrependido?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 7 votos

Depois de fazer essas coisas, uma maneira de saber se você se arrependeu completamente é ver e sentir os efeitos do arrependimento — mudanças em seus desejos, sentimentos, perspectivas, relacionamentos e comportamento. E mais importante, o completo arrependimento trará a companhia do Espírito Santo.

O arrependimento surge após fazermos algo que não aprovamos (ainda que tenha parecido o certo no momento) ou deixamos de tomar uma atitude quando queríamos muito. Ele pode surgir logo após o ocorrido ou depois de percebermos as consequências de nossas ações, principalmente quando afetam outras pessoas de modo negativo.

O que produz o arrependimento não é só a tristeza provocada pelo pecado, mas também a esperança ou a certeza do perdão que se faz possível com o sacrifício vicário e a ressurreição de Jesus.

O arrependimento surge quando nos deparamos com as consequências de escolhas negligenciadas ou oportunidades perdidas. É uma dor profunda e duradoura, que muitas vezes carregamos conosco por muito tempo. Ao contrário da dor da disciplina, o arrependimento é uma dor que não traz consigo nenhum benefício tangível.

“O arrependimento precisa ser acompanhado de uma reflexão para que ele não fique apenas no estágio da dor e do remorso. Ele precisa gerar uma reflexão acerca da causa dessa dor e o que deve ser feito para que isso não aconteça novamente.

A recuperação do fim de um relacionamento tem muito mais a ver com “inteligência” do que com sentimento. O homem consegue se desligar muito mais fácil pelo simples fato de não querer saber mais da vida alheia.

Estima-se que pode durar entre seis meses e dois anos, da mesma forma que o luto pelo falecimento de um ente querido, no entanto, depende de cada pessoa e suas circunstâncias particulares. Há certos acontecimentos que podem levar um homem a sentir falta do/a ex.

Além da sensação de fracasso, os arrependimentos costumam estar associados a um sentimento de culpa. Isso faz muita gente acreditar que está sofrendo porque merece. "Na vida, qualquer situação pode nos culpabilizar, punir e levar para um lado totalmente errado, que é ter arrependimento de tudo", enfatiza Kamkhagi.

Quer evitar os arrependimentos? As dicas a seguir podem ajudar

  1. Planeje. Antes de tomar uma decisão de impacto, faça pesquisas sobre o assunto, investigue, converse com pessoas que já viveram ou vivem a experiência que você busca.
  2. Aja. ...
  3. Esteja aberto para aprender. ...
  4. Pondere.

Jesus Cristo sofreu e pagou por nossos pecados para que possamos nos arrepender. O arrependimento é uma mudança de coração e mente que nos aproxima de Deus. O arrependimento inclui afastar-se do pecado e voltar-se para Deus para obter o perdão.

O arrependimento torna possível que cresçamos e nos desenvolvamos espiritualmente de novo. O privilégio de nos arrepender é possível por intermédio da Expiação de Jesus Cristo. De uma forma que nós não entendemos perfeitamente, Jesus pagou pelos nossos pecados.

Preparar nove tiras com os seguintes dizeres: Passos para o Arrependimento: Reconhecer o erro, Prometer não repetir o pecado, Comprometer-se novamente, Fazer restituição, Sentir tristeza verdadeira, Saber que é necessário tempo, Perdoar a si e aos outros, e Receber perdão do Senhor.

Segundo, o verdadeiro arrependimento baseia-se na fé no Senhor Jesus Cristo e dela flui. Não há outro meio. Terceiro, o verdadeiro arrependimento envolve uma mudança no coração, e não apenas uma mudança no comportamento. Quarto, parte dessa poderosa mudança no coração é sentir tristeza segundo Deus por nossos pecados.

O termo equivalente em grego é metaneo, e denota o conceito de “mudança da mente”. Segundo o ensino bíblico o arrependimento é um estado de profunda tristeza pelo pecado e implica em uma mudança de comportamento.

Mesmo que os dois sejam sentimentos indesejáveis, o arrependimento se mostra muito mais fácil de lidar e superar. Ele te leva a uma reflexão e um ensinamento de como não cometer um erro como aquele. Já o remorso vem em níveis tão intensos de culpa que podem paralisar a vida de uma pessoa ou até mesmo adoece-la.

Como lidar com o sentimento de culpa?

  1. Identifique a origem da culpa.
  2. Reconheça que todo mundo erra.
  3. Se possível, peça perdão.
  4. Não deixe a tristeza tomar conta.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.